terça-feira, julho 03, 2018

Os nomes ucranianos das unidades militares russas: porque e para que?

O regime russo, Putin e Kremlin atribuíram os nomes das cidades ucranianas aos regimentos das divisões russas que estão engajadas na guerra contra Ucrânia e que estão concentradas nas fronteiras ucranianas. Porque e para isso foi feito?


O 163º regimento de blindados recebeu nome Nezhinsky”, em alusão à cidade ucraniana Nizhyn; o 68º regimento de blindados recebeu nome “Zhitomirsko-Berlinsky” em alusão às cidades de Zhytomyr e Berlim. Os regimentos, por sua vez fazem parte da recém-formada 150ª Divisão de infantaria motorizada que foi batizada de “Idritsko-Berlinskaya". É a 150ª Divisão do RKKA que içou a bandeira vermelha sob o Berlim, com escândalos e várias mentiras pelo meio.
A famosa foto do militar soviético que iça a bandeira em Berlim com 2 relógios nos pulsos das duas mãos
foto @Yevgeny Khaldei
A 150ª divisão foi formada em 2017, especificamente para a guerra na Ucrânia. A unidade está localizada na área de Novocherkassk, em um par de horas da fronteira com a Ucrânia, e incorporada no novo 8º Exército do Distrito Militar Sul, que também inclui o 1º e 2º corpo de exército de ocupação das forças armadas russas na Donbas. A 150ª divisão é a reserva operacional das forças de ocupação, colocando regularmente as suas unidades dentro do território na Ucrânia.
"Medalha" fake da dita "novaróssia" chamada "Pela tomada de Lvov", 2015
A 150ª divisão possui uma composição incomum – o seu número de blindados está acima do habitual em comparação com a estrutura-padrão. Um regimento de infantaria motorizada foi suprimido e um de blindados foi adicionado – assim, a divisão opera com dois regimentos de infantaria motorizada e dois regimentos de blindados. O terreno plano das estepes da Donbas favorece o uso de formações de tanques.
A 150ª divisão está equipada com os tanques russos modernos T-72B3, incluindo da modificação especial “ucraniana” de 2015. Sofrendo pesadas baixas de blindados na guerra contra Ucrânia (nas ações de infantaria ucraniana), na nova modificação o comando russo tem reforçado a proteção contra as armas antitanque, principalmente os morteiros RPG-7 (no dia 29 de agosto de 2014, nos combates do cerco de Ilovaysk, o voluntário ucraniano do batalhão “Donbas”, pertencente à Guarda Nacional da Ucrânia, Evhen Telnov nom de guerre Usah/Bigodudo, abateu e destruiu logo dois T-72B3). Em termos técnicos, os blindados russos T-72B3 possuem sérias vantagens sobre os tanques ucranianos, graças ao sistema digital de controlo de fogo, termovisor [com a câmara ocidental Thales Catherine] acoplado ao canhão do tanque e um motor potente 1.130 cavalos [por vezes o motor velho, mas reparado de raiz de 840 cavalos]. A 150ª divisão possui mais de 200 tanques. É um adversário muito perigoso.
RIP Eugene Telnov "Usach" (20/11/1961 — 15/02/2015)
O nome Lvovsky”, em alusão à cidade ucraniana de Lviv recebeu o 6º regimento de blindados do exército russo, pertencente à uma outra divisão recém-criada.

Os nomes ucranianos dos regimentos enfatizam a preparação destas unidades para operações militares contra Ucrânia. O inimigo está se preparando para continuar a guerra, se prepara para as operações de combate ativas.
Javelin na Ucrânia, maio de 2018
No entanto, os tanques russos T-72B3 mesmo assim são vulneráveis ​​aos canhões de tanques ucranianos, aos sistemas ucranianos de mísseis antitanque. O papel fundamental na batalha é desempenhado por táticas competentes, vontade e determinação das tripulações. Em 26 de agosto de 2014, um T-72B3 foi capturado pelos militares da 51ª Brigada mecanizada das FAU nos arredores da aldeia Agronomichne – a tripulação russa abandonou o seu tanque funcional após os primeiros duelos de blindados. Além disso, Ucrânia possui os seus trunfos – desde os novos Javelins americanos (assim como os sistemas ucranianos Korsar) qualquer tanque russo é apenas um alvo que certamente será destruído.

Sem comentários: