sexta-feira, julho 20, 2018

Made in Ucrânia: morteiro lança-chamas de infantaria RPV-16

As duas instituições ucranianas da defesa, ambas a parte integrante da corporação estatal “UkrOboronProm”, primeiro desenvolveram e agora estão à produzir em série, os morteiros lança-chamas de infantaria RPV-16.

RPV-16 é uma arma termobárica, desenvolvida e produzida na Ucrânia pelo Instituto Estatal de Pesquisa Científica de Produtos Químicos de Kyiv, em cooperação com a fábrica estatal “Artem”, também de Kyiv, para o exército ucraniano e sob o Contrato estatal. Em 2017 o morteiro passou, com sucesso, os testes de polígono e no futuro próximo (espera-se que até o fim de 2018) será fornecido às unidades militares na linha da frente.
A especial granada reativa termobárica
O morteiro lança-chamas de infantaria está equipado com uma especial granada reativa que usa a mistura termobárica especial. A arma atinge as forças inimigas criando um impulso de alta temperatura no decorrer da explosão, acompanhado por uma queda acentuada na pressão. Também é conhecida como a munição de uma explosão à granel.
O impacto do disparo de RPV-16 (usando a munição especial de 93 mm) é equivalente à ação de um projétil de artilharia de grande calibre. Como tal, a arma ucraniana é capaz de destruir a força de infantaria e mesmo os alvos de blindagem ligeira à uma distância máxima de cerca de um quilómetro.

O 1º lote é composto por 6.700 munições e 148 sistemas de lançamento.
As novas granadas RGT-27S e RGT-27S2
Além disso, a fábrica estatal “Artem” de Kyiv (também parte integrante da corporação “UkrOboronProm”), apresentou as suas novas granadas RGT-27S e RGT-27S2. As granadas com a massa de até 600 gramas, criam, durante dois segundos, a nuvem de fogo não inferior aos 13 m³, com a temperatura que atingem até 2500Cº. Estas caraterísticas permitem atingir com sucesso quer as forças de infantaria, quer também eliminar os alvos de blindagem ligeira.

Sem comentários: