quarta-feira, julho 11, 2018

Fãs da Ucrânia zangados afundam a página da FIFA no Facebook

Os fãs/torcedores da Ucrânia inundaram a página do Facebook da FIFA com mais de 158 mil comentários, a maioria dizendo “Glória à Ucrânia”, depois que a FIFA multar o treinador-adjunto da Croácia por causa de um vídeo no qual ele usou o mesmo slogan, escreve The New York Times

Ognjen Vukojević, recebeu da FIFA uma multa de 15 mil francos suíços (15 mil dólares) e um aviso depois que ele e o avançado/zagueiro croata Domagoj Vida disseram “Glória à Ucrânia” em um vídeo postado após a Croácia derrotar a Rússia nas quartas-de-final do sábado.

Ambos os homens jogaram pelo clube ucraniano FC Dynamo Kyiv. A Federação de Futebol da Croácia demitiu Vukojević da equipe técnica da equipa nacional depois que o vídeo apareceu.
As relações entre a Ucrânia e a Rússia continuam altamente tensas após a anexação da região da Crimeia, em 2014, por Moscovo, e pelo seu apoio à uma rebelião separatista no leste da Ucrânia. Alguns políticos ucranianos pediram aos países que boicotem o Campeonato / a Copa do Mundo de futebol que a Rússia está recebendo.

Na tarde de terça-feira, a página da FIFA no Facebook tinha mais de 157 mil avaliações de usuários, o que deu a nota mais baixa de uma estrela, a maioria em menos de 48 horas e incluindo a frase “Glória à Ucrânia!” Alguns acrescentaram “Glória à Croácia!” e “vergonha à FIFA!”

A FIFA não comentou imediatamente as postagens.

A seção de acalações não estava mais disponível na página da FIFA depois das 12:00 GMT [do dia 10/07/2018].

“Apoiar à Rússia significa apoio à anexação e agressão militar. Que vergonha para vocês!” postou usuário Vadim Ermilow de Kyiv.

“Por favor, responda a minha pergunta: por que um jogador de futebol não pode expressar sua atitude em relação ao que está acontecendo no mundo?” perguntou outro usuário, Oleg Nazarov do Kremenchuk da Ucrânia.

“'Glória à Ucrânia' é uma saudação comumente usada na Ucrânia ... (e) não deve ser interpretada como um ato de agressão ou provocação”, disse a Federação de Futebol da Ucrânia em comunicado no domingo.

O presidente da federação, Andriy Pavelko, que também é membro do parlamento ucraniano, ofereceu-se para empregar Vukojevic na Ucrânia e reembolsar a sua multa.
Andriy Pavelko no Parlamento da Ucrânia
O croata já trabalha como treinador do Dynamo Kyev, de acordo com o site do clube.

Pavelko apareceu em uma sessão do parlamento ucraniano vestindo uma camiseta xadrez vermelha e branca nas cores da selação / do time croata e disse que Vida, que marcou um golo nos quartos-de-final com a Rússia, deve levar a sua equipe à final.

“Vamos desejar que Vida possa dizer novamente através de seu desempenho na partida final as palavras de gratidão ao país que o criou: 'Glória à Ucrânia!'”, disse Pavelko.

Ler o artigo em inglês.

Blogueiro: parece que o Campeonato / a Copa do Mundo de futebol em que a Rússia gastou cerca de 13 biliões de dólares, servirá para um único propósito, o mundo aprenderá de cor o slogan ucraniano “Glória à Ucrânia”. 

Sem comentários: