sexta-feira, julho 27, 2018

Criptodólares para a ditadura bolivariana

A moeda venezuelana chegou ao seu novo “recorde”, um dólar americano vale mais de 4 milhões de bolívares e o presidente venezuelano Maduro anunciou a denominação da moeda nacional. O atual bolívar “perderá” cinco zeros e será indexada à criptomoeda venezuelana chamada Petro.

A inflação deste ano é esperada ao nível de um milhão por cento por ano. Em janeiro de 2018, no mercado paralelo o dólar valia um pouco mais de 100 mil bolívares. Nestas condições a economia se transforma em pura ficção, o dinheiro deixa de desempenhar o seu papel e perde qualquer valor.

No entanto, a denominação só faz sentido quando a queda da moeda nacional e a inflação selvagem, forem estagnadas, algo que não acontece na Venezuela atual. Mais, a criptomoeda estatal venezuelana Petro está por sua vez indexada ao custo do petróleo venezuelano. Formalmente 100 milhões de tokens correspondem ao valor de 5,3 mil milhões de barris de petróleo venezuelano, que está indexado (embora de forma indirecta) ao câmbio do dólar americano, dado que os preços do petróleo são cotados em dólares.

A indústria petrolífera venezuelana está numa crise gravíssima, a empresa estatal de petróleo PDVSA já é incapaz de realizar a entrega dos volumes previamente contratados, a OPEP está estudar seriamente a divisão da quota da Venezuela devido ao colapso da indústria petrolífera do país. Hoje em dia, a Venezuela possui apenas um único produto estável no mercado – a cocaína colombiana, cujo trânsito pelo território do país é controlado pelo seu exército revolucionário, que é essencialmente é um cartel militarista estatal de droga. Naturalmente, por razões políticas, Venezuela não poderá criar a criptomoeda nacional, indexada ao custo da cocaína.

O governo socialista bolivariano levou a situação económica, social e política à uma crise insolúvel sem precedentes. Devido à sua incompetência socialista e por enriquecimento pessoal dos seus dirigentes. Na sua forma atual, o regime da Venezuela já não tem nenhuma solução, o país precisa começar a reforma profunda do todo o sistema de poder e da administração estatal. Algo que dificilmente poderá acontecer sem um Maydan, dado que o exército, simplesmente não entregará o poder à oposição democraticamente eleita, pois isso levará ao colapso da liderança do exército que criou um esquema de negócios de transporte de droga da região ao mundo exterior.
Aparentemente, a atual liderança americana não estará disposta à interferir nos processos em curso, embora não é de excluir a intervenção regional – possivelmente do Mercosul para assumir o controlo dos objetos da indústria petrolífera, impedir a desintegração do país, evitar o caos nas fronteiras e impedir a onda de refugiados. Os tempos extremamente difíceis esperam por Venezuela e os venezuelanos. Como dizia a saudosa Margaret Thatcher: “o socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros”.

1 comentário:

Unknown disse...

NARCOESTADO DA VENEZUELA FALIDO COM AUTOGOLPE DO MADURO CARNICEIRO COM APOIO DE CUBA, UNASUL, CHINA, RÚSSIA E DA MÁFIA PT > +1 enganação do ditador maduro carniceiro que saqueou o país e espanca que protesta até prender ou matar a moda comunista.