terça-feira, junho 05, 2018

RIP o realizador e produtor ucraniano Leonid Kanter

Aparentemente se suicidou, com uma arma de fogo, o realizador, produtor, viajante e escritor ucraniano Leonid Kanter (1981-2018). Tudo aconteceu numa quinta pertencente ao Leonid, situada na região ucraniana de Chernihiv.
Leonid Kanter, primeiro à esquerda, foto @Ihor Shevchuk
Leonid Kanter é conhecido como co-realizador do filme documental “Dobrovoltsi Bozhoi Choty” (Voluntários do Pelotão do Deus), produzido em 2015 e dedicado aos defensores ucranianos do Aeroporto de Donetsk (DAP). As filmagens dos combates são de autoria do próprio Leonid Kanter.

Além disso, Kanter co-realizou o filme documental “Myth” (Mito), produzido em 2018 e dedicado à memória do ucraniano Wassyl “Mif” Slipak, cantor de ópera parisiense, que trocou as ribaltas da Europa Ocidental pela participação na defesa da Ucrânia, inserido nas fileiras do Corpo Voluntário Ucraniano (DUK PS). 
Ler mais
Na unidade voluntária DUK PS o artista ucraniano serviu como operador de metralhadora e morreu em combate na linha da frente no dia 29/06/2016.

Amigos do Leonid confirmam que o realizador passava pelas dificuldades e problemas da índole pessoal, por isso não é de excluir a veracidade da tese do suicídio. Ao mesmo tempo, Leonid tinha vários inimigos, pois estava muito profundamente engajado na luta pela Ucrânia independente, combatendo a propaganda russo-terrorista por meios artísticos. Além disso, o realizador estava muito ativo na luta contra a máfia local, que beneficiava com as cortes desenfreados das florestas. Como tal, iremos esperar pelas conclusões da investigação.
Leonid Kanter com o filho mais novo
Leonid Kanter deixou o bilhete de despedida para a sua família, onde explicou as razões da sua decisão, além disso, ele filmou o momento do suicídio, porque era artista, perfecionista e não queria que haja dúvidas, foi uma decisão e ação sua e apenas sua... 

Descanso eterno ao Leonid e Glória à Ucrânia!

Sem comentários: