domingo, junho 24, 2018

Os Heróis da Ucrânia que se imortalizam em ruas e praças

Uma das ruas do bairro histórico de Darnytsia da cidade de Kyiv ganhou o nome do jovem major Andriy Kyzylo “Orel” de apenas 23 anos, que tombou na batalha de Avdiivka em 29 de janeiro de 2017, no decorrer da guerra russo-ucraniana em curso.
A iniciativa partiu dos cadetes do Liceu militar de Kyiv “Ivan Bohun” e da associação ucraniana Comunidade dos Cadetes que reune as várias gerações de cadetes formados nas diversas escolas militares da Ucrânia. A decisão foi votada favoravelmente e por unanimidade pela Comissão de mudança de topónimos de Kyiv.
Natural da cidade de Uman, o major e Herói da Ucrânia (à título póstumo) Andriy Kyzyli foi formado no 1º pelotão do Liceu “Ivan Bohun” da capital ucraniana que se tornou a sua segunda cidade natal. Como escreveu a deputada Irina Suslova, uma das co-autoras da proposta: “Isso é apenas uma pequena fração do que podemos fazer para honrá-lo”.
Ler mais
O vice-comandante da 72ª Brigada Mecanizada das FAU, o capitão Andriy “Orel” Kyzylo (02.05.1993) morreu sem completar 24 anos. O jornalista ucraniano Andriy Tsaplienko o descreveu assim: “O vice-comandante do batalhão ainda é uma criança. Apenas três anos mais velha do que a minha filha. Parece que nas cidades pacíficas [da Ucrânia] os jovens de sua idade falam apenas sobre “Counter-Strike” e “Tanks”. Para ele, a palavra “Tank” não soava de forma legal. Os tanques [russo-terroristas] toda a noite os alvejavam. Eles suportaram tudo. E então veio um “porquinho”. A mina de 120 mm. Matando três. Andriy estava entre eles” (fonte).

Não traiam as memórias dos que cairam pela Ucrânia! Não os esqueçam!

Bónus

A guerra na Donbas em infografia em inglês e português:

Sem comentários: