sexta-feira, maio 11, 2018

Ocupação da Crimeia: as empresas ucranianas ganham arbitragem contra Rússia

As empresas ucranianas venceram a inédita disputa internacional jurídica contra a Rússia sobre a nacionalização dos seus ativos na Crimeia ocupada. Arbitragem em Haia decidiu o pagamento de 159 milhões de dólares de indemnização às 18 empresas ucranianas.

Arbitragem Internacional fechou o primeiro acórdão histórico internacional, na genaralidade, ao favor das empresas ucranianas que perderam os seus ativos na Crimeia ocupada, como resultado da anexação da península pela Rússia em 2014. “O tribunal decidiu por unanimidade (Prémio de Mérito), sobre as questões de responsabilidade e de danos”, – anunciou no dia 9 de maio a Câmara Permanente de Arbitragem de Haia, que administra as disputas semelhantes.

Trata-se de uma decisão no processo da Everest Estate, Lda e outras 17 estruturas ucranianas, bem como uma pessoa física – o ex-PCA do banco ucraniano Privatbank, Olexander Dubilet, que acusaram a Rússia de expropriar os seus ativos na Crimeia ocupada.

159 milhões de dólares pela expropriação ilegal

De acordo com as regras de confidencialidade, a Câmara Permanente de Arbitragem de Haia não revela a essência de acórdão, mas as duas publicações jurídicas internacionais de renome: Global Arbitration Review e Law360 informam que Arbitragem decidiu indemnizar as empresas ucranianas no valor total de 159 milhões de dólares. A mesma informação foi avançada pela corporação de imprensa ucraniana “1 + 1 media”, que perdeu na Crimeia e Rádio e TV “Zhisa”. “O Tribunal de Arbitragem de Haia determinou que a Rússia deve pagar uma indemnização aos investidores ucranianos pela anexação da Crimeia. Neste caso estamos a falar de um valor de 159 milhões de dólares. A Arbitragem decidiu que a Rússia violou os direitos dos investidores ucranianos desde 21 de março de 2014”, – informa o portal ucraniano LB.ua.

Segundo os dados da agência ucraniana UNIAN, o valor da compensação é composto por 130 milhões de dólares de perdas estimadas, acrescidas de juros de mora no valor de cerca 20 milhões de dólares. A Arbitragem também obrigou a Rússia a compensar as despesas das empresas ucranianas com os advogados e de todos os custos de participação no julgamento.

Os passos à seguir
Ler mais
Agora as empresas ucranianas munidas com a sentença arbitral podem ir aos tribunais de diferentes países para iniciar o processo de sua homologação e execução da decisão de Arbitragem. Não será fácil recuperar os ativos do Estado russo, uma vez que a maioria dos ativos do Estado em países terceiros é protegida por imunidade soberana, e a propriedade de empresas estatais é considerada independente.

A Rússia não participou do processo de arbitragem sobre o processo de Everest Estate, justificando a sua recusa, por “não reconhecer a jurisdição do Tribunal Internacional de Arbitragem de Haia”. A Rússia assume a mesma posição a priori em todas as disputas iniciadas por empresas ucranianas em conexão com a perda de seus investimentos na Crimeia ocupada (cerca de uma dúzia de processos pendentes).

É de recordar que dia 28 de fevereiro de 2017 o Tribunal Arbitral de Estocolmo na Suécia acordou o valor de 2,56 biliões de dólares, que a russa Gazprom terá que pagar à Naftogaz Ucrânia. Além disso, um processo semelhante de Naftogaz Ucrânia contra o estado russo está à decorre em Haia, o valor atual exigido pela empresa ucraniana é de 5 biliões de dólares.

Sem comentários: