sábado, abril 07, 2018

Síria: fábrica “Conoco”, “Vagner” e reativação do Daesh/EI

A fábrica “Conoco” em Deir ez-Zor, cujo assalto resultou em fevereiro de 2018 em mortes dos diversos mercenários russos do grupo Vagner e cuja infra-estrutura até recentemente estava formalmente protegida pelos curdos da FDS, agora passa oficialmente sob a proteção da coligação/coalizão dos EUA.
A decisão foi tomada, aparentemente devido ao fato de que os mercenários xiitas e EMP´s russas continuam a aparecer na área. Mesmo depois da sua exterminação em 7 de fevereiro último, foram registados mais dois incidentes em que as forças curdas e americanas tiveram que novamente abrir o fogo contra os bandos armados que apareceram nas imediações de fábrica, informa o blogueiro militarista russo el-murid.
Além disso, novamente reativou-se o Daesh/EI. Para já, o grupo atua na margem direita, (lado sírio) do rio Eufrates, mas em geral, já passou a fase de transformação e atualmente age, usando a estrutura de guerrilha. A agência “Moata” publicou recentemente a infografia das perdas dos oponentes do Daesh/Ei no fevereiro-março de 2018 no Iraque e na Síria:
Como podemos ver as maiores perdas na Síria sofrem as forças pró-Assad, mas também os curdos: 224 e 154 mortos respectivamente. Neste contexto, o fortalecimento das forças terrestres da coligação/coalizão americana, nas proximidades dos locais onde atua a militância armada é bastante justificada, especialmente no caso, como tudo indica, quando toda essa situação está para durar.

Sem comentários: