quinta-feira, abril 05, 2018

Novas sanções americanas contra Rússia já nas próximas horas

Os EUA podem introduzir esta semana novas sanções contra os empresários russos em resposta à interferência da Rússia nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, informam Reuters e Fox News.

Reuters, citando dois interlocutores bem informados, escreve que a Casa Branca anunciará as novas restrições já nesta quinta-feira, 5 de abril. As sanções serão introduzidas com base numa Lei, chamada CAATSA, assinada em meados de março de 2018 para impor sanções a cinco organizações russas e 19 pessoas. A Lei bipartidária foi aprovada pelos democratas e republicanos para punir Rússia pela sua anexação e ocupação da Crimeia, envolvimento russo na Síria e interferência às eleições americanas em 2016. Espera-se que as restrições afetem os oligarcas russos e as pessoas próximas ao presidente Vladimir Putin.

Cumprindo a Lei, a administração Trump divulgou em 30 de janeiro de 2018 uma lista dos chefes de empresas estatais russas e oligarcas próximos ao regime do Putin, incluindo figuras proeminentes do regime, casos de Alexei Miller, o chefe executivo da Gazprom, e Igor Sechin, diretor executivo de Rosneft.


Segundo o Washington Post, as sanções serão de natureza económica e, atingirão, ao menos, seis pessoas. O jornal observa que nas últimas semanas os conselheiros de segurança nacional de Trump insistiram em impor novas sanções contra a Rússia por causa do envenenamento no Reino Unido do ex-coronel do GRU Sergey Skripal. Os secretários de imprensa da Casa Branca e do Departamento do estado para já não comentam essas notícias.

Anteriormente, a CNN escreveu que o procurador investigativo do caso da interferência da Rússia nas eleições presidenciais nos EUA, Dr. Robert Muller, interrogou pelo menos dois oligarcas russos e enviou um pedido de informações para outro. “Investigadores estão perguntando se os russos ricos se envolveram no envio ilegal de dinheiro, direta ou indiretamente, para a campanha presidencial e a posse de Trump”, informou a CNN.

De acordo com a CNN, essa abordagem, pró-ativa e fora do habitual, dos oligarcas russos nas últimas semanas pode significar que a equipa de Mueller já obteve registos ou documentos sobre os quais tem a jurisdição legal e as quais pode obter facilmente, e agora possui uma “lista de desejos” para ver que outras informações podem obter dos russos que entram nos EUA ou através de sua cooperação voluntária.
UPD/WASHINGTON: o Departamento de Controlo de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA (OFAC), em consulta com o Departamento de Estado, designou hoje (6 de abril de 2018) sete oligarcas russos e 12 empresas que estes possuem ou controlam, 17 altos funcionários do governo russo e uma empresa estatal russa de comércio de armas, a sua subsidiária e um banco russo como alvo de novas sanções americanas: comunicado de imprensa; lista dos prevaricadores.

Sem comentários: