terça-feira, abril 24, 2018

Chornobyl, 32 anos após a catástrofe em 32 fotos

No dia 26 de abril de 1986 aconteceu o maior acidente da história da energia nuclear: a explosão do reactor número quatro da central nuclear de Chornobyl, na Ucrânia. Foi a maior catástrofe tecnogénica ao nível global.
Ler mais: Ucrânia inaugura o novo sarcófago do Chornobyl

Hoje, já há visitas guiadas à 3ª central (não atingida pela explosão de 1986, em todas as fotos acima) e chamado “corredor de ouro”, um corredor com mais de 1 km de extensão, que antigamente ligava todos os reatores ente si. As paredes do corredor hoje estão protegidos por placas de metal “dourado”, dai o seu nome atual.
A central real do 4º bloco | foto @secretsofthefed.com
A central real do 4º bloco | foto @wikimapia.org
Ler mais: Chornobyl em documentos secretos do KGB
O novo sarcófago que cobre o 4º bloco de Chornobyl com garantia por 100 anos
A explosão e o incêndio que se segui seguiu libertaram partículas radioativas na atmosfera, causando danos irreversíveis tanto na cidade como, principalmente, na população da região e da Ucrânia. O reactor nuclear esteve a arder durante dez dias e os materiais radioactivos viajaram com a chuva e o vento para zonas mais longínquas do nosso globo.

A explosão de Chornobyl enviou 190 toneladas de urânio radioactivo e grafite para a atmosfera, obrigando à retirada de 120 mil pessoas de uma região correspondente a uma zona de 30 quilómetros ao redor da central, hoje conhecida como “Zona de Exclusão”.

Fotos (principais): EPA/Sergey Dolzhenko e REUTERS/Gleb Garanich

Os crimes do comunismo soviético...
foto @arquivo
Cidade de Kyiv, atual praça de Independência (Maydan), Ucrânia soviética, 1 de maio de 1986, a catástrofe do Chornobyl aconteceu há apenas 5 dias, os níveis de radiação são centenas de vezes superiores aos normais. Nada disso impede a liderança do partido comunista da Ucrânia soviética de obrigar as crianças à desfilarem, sob ameaça do despedimento dos seus pais. Os fatos-treino que foram dados as crianças e recolhidos depois, apresentavam os níveis de radiação que ditaram a sua desinfeção posterior...

Sem comentários: