sexta-feira, março 09, 2018

SBU aprende um grande carregamento de armas, vindo da dita “dnr”

O Serviço da Guarda-fronteira da Ucrânia deteve Volodymyr Ruban, o chefe do “Corpo de Oficiais”, organização civil engajada na troca dos POW entre Ucrânia e organizações terroristas “dnr/lnr”. O visado transportava um grande carregamento de armas e munições, informa Hromadske Radio.
Volodymyr Rubam foi detido na aldeia de Zaytseve, na região de Donbas, na parte da Ucrânia livre. Na carga, trazida por ele e sua comitiva, vindos da dita “dnr”, estavam diversas armas: AK (carregadores e munições); minas de 120 mm; morteiro de 80 mm; RPG, entre outras.
Volodymyr Ruban nos momentos da sua detenção
É de recordar, que no decorrer de Maydan de 2013-14, a sua organização, que une os ex-oficiais das Forças Armadas da Ucrânia (FAU), estava presente na praça de Independência no centro de Kyiv, mas em algum dado momento, e sem nenhuma explicação formal, abandonou os protestos.
A tenda do "Corpo de Oficiais" na Maydan de Kyiv, dezembro de 2013
O próprio Volodymyr Ruban é tido como próximo ao oligarca ucraniano Viktor Medvedchuk, oponente da aproximação da Ucrânia à UE e muito próximo ao Vladimir Putin (que é padrinho da sua filha Daryna, nascida em 2004). Devido toda essa situação, Ruban sempre era muito bem recebido nos territórios da Ucrânia ocupada, usando a influência do seu patrão, acelerava ou travava, a troca dos POW.
Volodymyr Ryban que costuma auto-intitular-se de general
O já citado Hromadske Radio avança a informação do que Ruban se encontra na Cadeia da Detenção Operativa (SIZO) da cidade ucraniana de Mariupol, possivelmente sob cusódia do SBU, entregue à secreta pelo Serviço da Guarda-fronteira da Ucrânia. Para já, SBU não emitiu nenhuma reação oficial sobre o caso.

A sua página on-line também publicou o vídeo da detenção do Ruban e do armamento:

Sem comentários: