sábado, março 10, 2018

Como Ucrânia irá recuperar Donbas segundo Petró Poroshenko

Muito recentemente, o Presidente da Ucrânia, Petró Poroshenko, se encontrou com os blogueiros influentes ucranianos, discutindo e debatendo diversas questões importantes da sociedade ucraniana. A futura libertação de Donbas foi um dos temas em destaque.

Como escreveu blogueiro ucraniano Martin Brest, o plano será o seguinte:
Primeiro, na região de Donbas entram as tropas da paz [da ONU] que fecham [e controlam] a fronteira [estatal ucraniana] em toda a sua extensão. Depois, entram as Forças Armadas da Ucrânia (FAU) e efetuam a limpeza de Donbas, ao estilo “desarmado – podes viver, armado irás morrer”.
Libertação de Donbas vista pela Inga Avro
Após a saída dos militares e mercenários russos as forças das ditas “ldnr” são avaliadas em cerca de 15.000 efetivos. Como irá decorrer essa limpeza – pouca gente poderá prever, mas: os separatistas armados serão impedidos, de recuar para Rússia, ao todo custo, pelos próprios russos, por outro lado [Ucrânia] não planeia, de forma alguma, lhes conceder a amnistia.
Rado Javor "Primavera na Ucrânia"
[Na operação] será usada a OR-1 [a reserva operativa da 1ª ordem, composta por militares ucranianos desmobilizados em 2016-17, que participaram na guerra russo-ucraniana em 2014-15].

Blogueiro: podemos imaginar as exclamações indignadas ao estilo: “mas afinale, acordo Minsk-2 não prevê a amnistia aos ditos “militantes” das ditas “dnr” / “lnr”?” Acordo prevê a amnistia aos cidadãos ucranianos (todos os cidadãos estrangeiros e apátridas estão excluídos do acordo), no caso de entrega das armas e não envolvimento nos crimes de sangue mais graves. Ou seja, se algum cidadão ucraniano servia em algum posto de controlo dos terroristas e as suas mãos estão limpas, ele sempre poderá se entregar ao SBU, onde passará pela verificação rigorosa e eventualmente será perdoado. Se uma pessoa cometeu os crimes mais graves contra Ucrânia ou ucranianos, essa criatura não terá nenhuma possibilidade de receber a perdão, o melhor que pode fazer é fugir de Donbas desde já...
SBU garante amnistia aos separatistas (cidadãos) da Ucrânia