sábado, março 31, 2018

Como Europa Central e Oriental vê as suas minorias judaicas

Num grande estudo recente, conduzido pelo centro de pesquisas PEW, foi demonstrado que Ucrânia é o país da Europa Central e Oriental (entre 18 países em estudo) mais tolerante perante a comunidade judaica.   

Nos últimos anos muita boa gente costuma acreditar que alguns países da Europa Central – Hungria, Polónia, etc., são a última esperança europeia face à chegada descontrolada dos refugiados. Entende-se dos muçulmanos, ou como certa gente diz aos cotovelos, os “refujihadistas”.

Surpreendentemente, ou talvez não, estes mesmos países mostram o mesmo tipo de atitude, ligeiramente menos negativo, mas mesmo assim, na ténue linha entre tolerância e intolerância, perante os judeus.

Eis são os resultados do inquérito sobre as atitudes perante os judeus na Polónia: 18% dos polacos/poloneses dizem que não estão dispostos a aceitar os judeus como cidadãos de seu país, e uma parcela similar (20%) diz que não gostaria de ter os vizinhos judeus. Quase um terço dos adultos polacos/poloneses (30%) dizem que não aceitariam uma pessoa judia como membro de sua família.
Polónia: Jedwabne: viagem ao coração das trevas
As visões polacas/polonesas são mais negativas quando se trata de dois outros grupos minoritários na Europa: muçulmanos e ciganos/roma. Cerca de quatro em dez ou mais adultos polacos/poloneses dizem que não querem que os muçulmanos sejam cidadãos de seu país (41%), seus vizinhos (43%) ou membros de sua família (55%). Do mesmo modo, pelo menos três em dez polacos/poloneses não aceitariam os ciganos/roma como concidadãos (30%), vizinhos (38%) ou membros da família (49%).

Os resultados mais completos podem ser encontrados AQUI (os temas são mais diferenciados): Religious Belief and National Belonging in Central and Eastern Europe.

1 comentário:

francisco júnior disse...

Legal pela parti da população ucraniana.