domingo, fevereiro 25, 2018

O dia da queda do estalinismo soviético

No dia 25 de fevereiro de 1956, terminou o famoso XX congresso do PCUS em que Nikita Khrushev denunciou Estaline e o seu culto de personalidade. Khrushev interveio no último dia do congresso, após ser reeleito o secretário-geral do PC. Não foi realizado nenhum registo daquilo que foi dito, os detalhes do discurso são conhecidos somente nas palavras daqueles que estavam lá presentes.

Segundo as testemunhas, durante o discurso de Khrushev reinava um silêncio absoluto, e no seu fim não houve nenhum debate. De momento para outro colapsou, por completo, o conceito, erguido durante décadas, sobre o papel supostamente excepional de Estaline em todas as esferas da vida soviética, os mitos sobre “grande astrónomo e linguista” deixaram de existir imediatamente. Quase de imediato, ocorreram na URSS as grandes mudanças – muitos prisioneiros políticos foram liberados e reabilitados, a censura foi diminuída em muitas esferas da vida, as denúncias anónimas eram condenadas, surgiu uma relativa liberdade de movimento dentro do território soviético e até apareceram as oportunidades de viajar para o exterior como turista.

Poucos meses após a denúncia do culto à personalidade, começou a revolta anti-estalinista na Hungria – na foto principal podemos ver o monumento derrubado do Estaline em Budapeste – o monumento foi deitado abaixo pelas mesmas pessoas em cujo nome os estalinistas húngaros construíram este monumento como um “presente ao Estaline” alguns meses atrás (por Maxim Mirovich).

Ler mais:
Ler mais

Sem comentários: