sábado, janeiro 06, 2018

Lenine: o Homem, o Ditador e o Mestre do Terror

A biografia fascinante de Vladimir Lenine – a primeira grande biografia [publicada em Portugal sob o título Lenine, o ditador: um retrato intimo] em quase duas décadas – não é apenas um exame político de uma das figuras históricas mais importantes do século XX, mas também um retrato fascinante de Lenine, o homem.
"Lenine, o Ditador", a capa da edição portuguesa
Criado em conforto e com paixão pela caça e pesca, pelo xadrez e pelos clássicos ingleses, Lenine se radicalizou após a execução de seu irmão [Alexandre Ulyanov] em 1887. O autor, Victor Sebestyen, traça a história dos primeiros anos do Lenine até o seu longo exílio na Europa e o retorno ao Petrogrado em 1917 para liderar a primeira revolução comunista na história mundial. Unicamente, Sebestyen descobre que, ao longo da vida de Lenine, os seus relacionamentos mais próximos eram com sua mãe, suas irmãs, sua esposa e sua amante. Aqui está contada, a história, escondida durante décadas, sobre o triângulo amoroso que Lenine teve com sua esposa, Nadezhda Krupskaya, e com a sua linda amante e camarada casada, Inessa Armand, revela um personagem mais complicado do que o líder frio e unidimensional da revolução bolchevique.
As personagens do ménage a trois revolucionário (de esquerda para direita): Krupskaya, Lenine e Armand
Com os papéis pessoais de Lenine e de outras proeminentes figuras políticas agora disponíveis, Sebestyen nos oferece as novas detalhes que trazem à vida a dramática e emocionante história de como Lenine assumiu o poder em um golpe e dirigiu o seu estado revolucionário. O produto de uma Rússia violenta, tirânica e corrupta, ele habilmente autorizou a morte de milhares de pessoas e criou um sistema baseado na ideia de que o terror político contra o adversário era justificado por um ideal maior. Um velho camarada que antes o admirava disse que Lenine “desejava o bem ... mas criou o mal”. Isso inclui a sua invenção de Estaline, que levaria o sistema leninista dos GULAG'es e da polícia secreta aos horríveis patamares superiores.
Lenine e Estaline na aldeia de Gorky (arredores de Moscovo)
Em “Lenine”, Victor Sebestyen traçou um retrato brilhante deste ditador como uma figura complexa e implacável, e ele também traz à luz às novas revelações importantes sobre a revolução [bolchevique] russa, um ponto crucial na história moderna.

(A edição britânica inclui 16 páginas de fotografias em preto e branco).

Sobre o autor
Ler a entrevista com historiador Victor Sebestyen
Victor Sebestyen nasceu em Budapeste. Ele trabalhou como jornalista em muitos jornais britânicos, incluindo The Times, Daily Mail e London Evening Standard, onde foi editor geral e editor de temas estrangeiros. Ele também escreveu para muitas publicações americanas, incluindo The New York Times, e foi editor da Newsweek. Ele é o autor de Twelve Days: The Story of the 1956 Hungarian Revolution (Doze Dias: A História da Revolução Húngara de 1956), Revolution 1989: The Fall of the Soviet Empire (Revolução 1989: A Queda do Império Soviético) e 1946: The Making of the Modern World (1946: A Criação do Mundo Moderno).

2 comentários:

Anónimo disse...

Porra! As autoridades de kiev estao loucas! Deram liberdade provisoria ao Rafael!!!

Jest nas Wielu disse...

As coisas são mais complexas do que parecem, possivelmente ele será usado, como moeda de troca, na próxima grande troca dos POW em janeiro-fevereiro de 2018...