quinta-feira, dezembro 14, 2017

O fator russo do retorno dos combatentes do Daesh/EI (infografia)

A imprensa internacional divulgou a infografia com o número dos combatentes estrangeiros do Daesh/EI (cerca de 40.000 pessoas de 110 países), e também do número dos que já voltaram aos seus países de origem – cerca de 5.600 dos 33 estados.
A fonte da informação é empresa americana de consultoria Clarion Project.org, especializada nas questões de segurança.
Os cidadãos americanos no Daesh/EI
O número dos cidadãos russos nas fileiras do Daesh/EI é o mais alto de todos os outros países e estados, assim como o número dos combatentes russos retornados, acima dos 10% dos que estiveram ao serviço do Califado. A língua russa até já se tornou a segunda língua mais falada do Estado Islâmico, ultrapassando, na sua importância, o inglês.
Os cidadãos dos restantes países do mundo no Daesh/EI
O blogueiro militarista russo el-murid escreve que uma parte considerável dos militantes do Daesh/EI, falantes do russo, em vez de voltarem para casa, passaram para outras frentes de combate, nomeadamente no Egito. Outros voltam mesmo para Rússia.
O membro russo do Daesh/EI prepara-se para decapitar um russo capturado pelo Daesh/EI na Síria

O nosso blogue já escreveu sobre os “leõezinhos do Califado”, as crianças e adolescentes, formados na ideologia da jihad, com experiência real de combate e de participação na guerrilha. O número dos pupilos formados nos últimos 4 anos no Iraque e Síria é avaliado em 2.500-3.000 jovens, até cerca de 200 deles são naturais da Rússia, não se sabe quantos voltaram ou pretendem voltar ao seu país de origem...
Atentados terroristas na Europa e fator feminino
Recentemente, o Daesh/EI divulgou o vídeo em que mostrou o seu grupo que, no início de novembro de 2017, atacou a base aérea síria/russa em Deir ez-Zor:
No centro está o líder sírio, os restantes membros do grupo são formandos do programa “leõezinhos do Califado”. Penúltimo à direita é um militante russo, que falando russo e usando a uniforme russa conseguiu introduzir o grupo dentro do perímetro do aeroporto, passando todos os postos de controlo. O último balanço da sua operação, de acordo com o mesmo el-murid, são 2 aviões destruídos e cerca de 80 pessoas mortas, todos os membros do grupo foram liquidados na operação.

Sem comentários: