terça-feira, dezembro 19, 2017

O centenário do principal instrumento do “terror vermelho”

Criada a 20 de dezembro de 1917 por Félix Dzerjinsky, comunista de origem polaca, como “órgão da ditadura do proletariado”, a VCheKa, mais tarde NKVD-KGB, foi o principal instrumento do “terror vermelho”.
Faça click para aumentar a imagem
por: José Milhazes, Observador.pt

VCheKa, CheKa, OGPU, NKVD, MGB, KGB, FSB/SVR. Estas são algumas das muitas siglas russas que teve a polícia política soviética ao longo dos últimos cem anos de existência, mas a sua função principal, recorrendo a métodos mais ou menos sangrentos, foi apoiar a ditadura comunista até 1991. Depois, foi ficar na sombra à espera de melhores dias, e, presentemente, controlar o espaço político e social na Rússia.
Ler mais
Laski Collection / Getty Images, Félix Dzerjinsky e outros chekistas, 1922
Criada a 20 de Dezembro de 1917 por Félix Dzerjinsky, nobre de origem polaca, como “órgão da ditadura do proletariado”, a CheKa (Comissão Extraordinária de Toda a Rússia da Luta com a Contra-revolução e a Sabotagem”) foi o principal instrumento do “terror vermelho”, conjunto de medidas repressivas realizadas pelos bolcheviques durante a guerra civil na Rússia contra todos os que se opusessem à ditadura comunista.

Ler mais

Sem comentários: