sábado, novembro 25, 2017

Quem são os 44 marinheiros a bordo do ARA San Juan

Há uma única mulher a bordo, Eliana María Krawczyk (35), a primeira mulher argentina e sul-americana a bordo de um submarino. Vários marinheiros têm filhos de um ou dois anos. Há dois marinheiros com casamentos marcados.

por: Carolina Branco, Observador.pt


O submarino argentino ARA San Juan desapareceu no dia 15 de novembro, há mais de uma semana. Às 7h30 locais do dia 15 de novembro, a embarcação fez o último contacto com a base a reportar uma avaria elétrica. Havia 44 marinheiros a bordo, com condições para sobreviver pelo menos ao longo de sete dias dentro do navio. “Está estabelecido e calculado internacionalmente que sete dias é o tempo que um submarino acidentado deve e pode esperar pela ajuda externa”, explica ao Observador o comandante Taveira Pinto, diretor técnico-pedagógico do Centro de Instrução de Submarinos de Portugal e contacto nacional para os organismos internacionais de salvamento de submarinos.


Mas esses sete dias já passaram e, por isso, os marinheiros não deverão ter sobrevivido. Entre os 44, há uma mulher, a primeira mulher argentina e sul-americana a bordo de um submarino. Vários marinheiros são casados e têm filhos de um ou dois anos. Há dois marinheiros com casamentos marcados. Esta é a lista dos 44 marinheiros a bordo que pode ser a lista das 44 vítimas mortais do desastre do submarino ARA San Juan.
foto @facebook.com/elianamaria.krawczyk
Eliana María Krawczyk, tenente, 35 anos (ler mais)
foto @bigbangnews.com
É a primeira mulher argentina e sul-americana a bordo de um submarino. Natural de Oberá, no norte da Argentina, proveniente de uma família numerosa de origem polaca/polonesa. Foi apelidada de “a rainha do mar” pelo seu pai. Os amigos costumavam dizer que Eliana “tinha nascido para ser marinheira de submarino”. Estudou na Escola Naval em Ensenada. Juntou-se à marinha depois de o irmão ter morrido num acidente de carro e a mãe ter tido um ataque cardíaco fatal.
Faça click para ver a lista completa

Sem comentários: