sexta-feira, novembro 24, 2017

Golpe na “lnr”: a queda definitiva do Igor Plotnitsky

O líder separatista da dita “lnr”, Igor Plotnitsky, pediu a demissão do cargo, alegando as “razões de saúde”. Formalmente o seu cargo será ocupado, alegadamente, ao seu próprio pedido e “até as próximas eleições”, pelo chefe da “secreta” dos separatistas, Leonid Pasechnik.
O novo chefe separatista Leonid "Magadão" Pasechnik, ex-oficial do SBU
Os separatistas alegam, como as razões formais do afastamento do Plotnitsky, os seus ditos «numerosas lesões militares, consequências da contusão». Oficialmente, ele foi designado como “representante da lnr na execução dos acordos de Minsk”.
Centro de Luhansk em 22/11/2017 | foto @EPA/UPG
Não se sabe qual será a posição do “ministro do interior” da dita “lnr”, Igor Kornet. Ele foi afastado do cargo pelo Plotnitsky, mas se recusou à aceitar a ordem e comandou o golpe atual. Para já, Kornet teima na sua versão de que tudo que se passa em Luhansk não é nenhum golpe, mas apenas “medidas conjuntas de contra-inteligência e anti-sabotagem” das forças conjuntas de “lnr” e “dnr” contra o “grupo criminoso”, composto por agentes “entre os altos funcionários da república popular da Luhansk”, associados à inteligência ucraniana.

É de notar que apenas no início de novembro de 2017, Plotnitsky pessoalmente veio para desalojar Kornet da habitação que este roubou aos seus legítimos proprietários e ocupou ilegalmente por cerca de 3 anos:

Em 2016 Plotnitsky também teve um conflito aberto com o seu sucessor, Pasechnik, na sequência da detenção e espancamento do “ministro do combustível e da energia” da dita “lnr”, Dmytro Liamin, ação assumida pelos grupos ilegais armados em representação da “secreta” e do “ministério do interior” da “jovem república”. No entanto, na altura, Pasechnik se recusou à demitir e conservou o seu posto “ministerial”.
Vídeo do Alaxander Kats
No dia 23 de novembro surgiu a informação de que Plotnitsky abandonou Ucrânia ocupada e se deslocou até Moscovo. A informação foi divilgada, em primeira mão, pelo escritor-terrorista russo Zakhar Prilepin e confirmada pelo propagandista russo Alexander Kats, que publicou o vídeo da chegada do Plotnitsky ao aeroporto de “Sheremetyevo” em Moscovo:

Avanço das FAU em Donetsk e Luhansk

No arco de Svitlodarsk os militares ucranianos da 54ª brigada e do 24º Batalhão “Aydar” libertaram entre 2 à 3 aldeias situadas na zona “cinzenta” e tomaram algumas colinas estratégicas, em que montaram as suas posições defensivas.

As FAU também libertaram a aldeia de Hladosovo, localizada na chamada zona cinza, na região de Donetsk. Na manha do dia 23 de novembro o estado-maior da Operação Antiterrorista (OAT), confirmou que Ucrânia melhorou a sua posição tática na região de Luhansk.

No entanto, no dia 23 de novembro, nos arredores de localidade de Krymske (região de Luhansk), possivelmente em resultado de infiltração de um grupo de sabotagem russo-terrorista, nos combates que duraram por cerca de 8 horas morreram 5 e foram feridos 4 militares ucranianos.

O Secretário do Conselho Segurança Nacional e Defesa (RNBO), Oleksandr Turchynov explica o atual agravamento militar na região de Donbas pelo facto da chegada de um contingente adicional do exército de ocupação russo: “Existem várias situações de conflito entre diferentes grupos criminosos que fazem parte da administração de ocupação nos territórios [temporariamente] ocupados do leste do nosso país e, em conexão com essa exacerbação, a liderança militar russa aumentou o contingente militar neste território”, escreva a página ucraniana Korrespondent.net.
Ainda tão amigos (de esquerda para direita): "presidente" Plotnitsky (da fato civil), "1º ministro" Tsyplakov
("suicidou-se" em 2016), o "vice-ministro do interior" Vitaly "Comunista" Kiseliov (morto na detenção em 2016) 
e "ministro do interior" Igor Kornet (último na fila)
É de recordar que este é o terceiro golpe na dita “lnr”, em 2014 próprio Plotnitsky afastou o nacionalista russo Valery Bolotov (morto em 27/01/2017), em setembro de 2016 o próprio Plotnitsky sobreviveu à um golpe, liquidando alguns adversários seus, o mais conhecido do quais era Gennadiy Tsyplakov. Até que chegou a vez do fuhrer Plotnitsky e quem sabe, se em breve, não será, ele próprio, liquidado algures na Rússia. Como pessoa que sabe demais e e jeito de queima dos arquivos...   

Sem comentários: