quarta-feira, novembro 22, 2017

A fuga da Coreia do Norte: Liberdade ou morte (5 fotos e 1 vídeo)

No dia 13 de novembro em curso um militar das FA da Coreia do Norte conseguiu escapar para a Coreia do Sul. Foi ferido 6 vezes pelos seus “camaradas”, estava infestado de parasitas, mas sobreviveu e já recuperou a consciência, escreve o jornal NYT.
O momento da figa @Comando das Nações Unidas via Reuters
O militar usou na sua fuga o jipe militar, parecido com o soviético UAZ-469, conseguindo chegar até a zona desmilitarizada comum da fronteira norte-sul. Quando ele saiu da estrada alcatroada, apenas alguns metros até a fronteira comum, a sua viatura ficou presa no relevo. O militar saiu da viatura e foi correr em direção à fronteira, alvejado, quase de imediato, pelos quatro “camaradas” seus, que dispararam cerca de 40 tiros, o alvejando por 6 vezes. O militar ferido se escondeu atrás de um murro, à 50 metros da fronteira, já na parte sul. Ao anoitecer ele foi resgatado pelos militares sul-coreanos que o evacuaram, de helicóptero, ao hospital. O comando das tropas da ONU divulgou o vídeo da fuga rocambolesca, merecedora de um bom filme de ação.
foto @EPA
fotos @Comando das Nações Unidas via Reuters
Durante dias o cidadão norte-coreano estava num estado crítico, ele foi atingido por 6 vezes, ferido no ombro, cotovelo e barriga. No decorrer da operação do seu estômago foram removidas diversos parasitas, um deles media cerca de 27 cm. Naturalmente, os parasitas estavam debilitar a sua saúde frágil. O cirurgião que o operou, contou que anteriormente viu as coisas parecidas apenas nos livros de anatomia. No entanto, já no dia 22 de novembro os médicos sul-coreanos asseguraram que o militar que escolheu a liberdade não irá morrer. Ele já recuperou a consciência ao ponto de conseguir preferir as piadas, ouvir a música e até assistir a série «CSI: Crime Scene Investigation».
Divulgação das imagens da fuga | foto @Ahn Young-joon / AP / Scanpix / LETA
Quase nada se sabe sobre ele. O militar tem 24 anos e o seu apelido/sobrenome é O. Os médios proíbem, por enquanto, de falar com ele sobre o seu passado militar, permitindo apenas as conversas sobre cinema ou música. Quando O. assistiu o filme Transporter com ator Jason Statham, ele brincou, dizendo que estava conduzir o seu jipe quase tão rapidamente como Frank Martin, o herói interpretado pelo Statham.
A zona desmilitarizada | foto @REUTERS
Desde o fim da década de 1990 até hoje, da Coreia do Norte escaparam cerca de 30.000 cidadãos norte-coreanos (cerca de 1.000 por ano, embora de janeiro à agosto de 2017, a fuga foi conseguida com sucesso por apenas 780 cudadãos). A maioria, usa a rota chinesa. O. foi o terceiro militar e apenas a quarta pessoa desde 1953 (!) que conseguiu escapar através da zona desmilitarizada, pesadamente minada e cercada pelos murros de arame farpado. Dois militares norte-coreanos escaparam com sucesso em 1998 e 2007 e um jornalista soviético em 1984. Na altura, o cidadão soviético foi alvejado pelos militares norte-coreanos, o que provocou a resposta sul-coreana. No tiroteio que se segui morreram três militares do norte e um do sul. O jornalista soviético escapou com a vida. 

Ver os momentos dramáticos da fuga no YouTybe:

Sem comentários: