sexta-feira, outubro 06, 2017

Síria: Mi-28 abatido e um major-general russo morto

Nos arredores da aldeia de Shaykh Hilal, na província síria de Hama oriental, foi abatido o helicóptero russo Mi-28. O destino da sua tripulação e dos passageiros é desconhecido, entre os passageiros do aparelho possivelmente estava o tenente(major)-general russo Aleksandr Vyaznikov.
Segundo os dados OSINT do centro ucraniano Myrotvorets, o general Vyaznikov é um dos organizadores da invasão da Ucrânia pelas unidades regulares do exército russo. O general é vice-comandante das tropas aerotransportadas das operações de manutenção da paz e da Força de Reação Rápida Coletiva (CRRF) da CSTO. A sua possível morte foi revelada, em primeira mão, pelo blogueiro militarista russo el-murid.
O Ministério da Defesa russo já confirmou o incidente com helicóptero, mas afirma que o aparelho foi forçado à aterrar devido à uma falha técnica, sem ser atingido pelo fogo inimigo. Alegadamente, a sua tripulação e os passageiros estão bem e em segurança. As fontes do já citado blogueiro el-murid afirmam que possivelmente, toda a tripulação, o general e os seus acompanhantes morreram.
O primeiro sobre a queda do helicóptero informou o jornalista Bjöern Stritzel, citando as fontes do Daesh/EI, que afirmaram ter abater o aparelho. Nas fotos se vê algo caído e fumegante, pouco parecido com um aparelho que apenas pousou em segurança. Evidentemente, temos que ter em conta que numa guerra moderna, todas as partes sonegam ou pelo contrário, divulgam a informação que favorece as suas causas.

O general Vyaznikov em Luhansk ocupada:

Militares russos capturados em Al-Sukhnah

Pela informação que surgiu vinda da localidade síria de Al-Sukhnah, defendida, como tudo indica, pelas forças terrestres russas, nas suas arredores foram capturados dois oficiais russos:
Se sabe que a cidade está cercada, uma parte da urbe está sob controlo das forças anti-Assad. As forças anti-Assad também continuam na sua ofensiva bastante lenta em direção da cidade de Palmira.

... e executados em Al-Maydadeen
Grigoriy Curkanu (à esqurda) e Roman Zabolotniy (barbudo)
Possivelmente os militantes do Daesh/EI executaram dois militares/mercenários russos capturados anteriormente e em seu poder na cidade de Al-Maydadeen. Essa informação foi avançada pelo deputado da Duma Estatal, o vice-chefe da Comité de relações com a CEI, integração euroasiática e assuntos dos conterrâneos, Victor Volatskiy: «a coisa mais triste é que em 99% Roman Zabolotniy já não está vivo, assim como o segundo prisioneiro», — informa a página Meduza.io. A execução do Zabolotniy também foi confirmada pelo deputado da Duma municipal da cidade de Rostov-no-Don, Anatoliy Kotliarov, informa a televisão russa TV Rain.

É de recordar que ambos os militares/mercenários capturados, quer Zabolotniy, quer Grigoriy Curkanu, anteriormente participaram nas atividades terroristas russas no leste da Ucrânia. 

Sem comentários: