domingo, outubro 08, 2017

As guerras soviético-israelitas de 1967-1973

Pesquisadores israelitas, Isabella Ginor e Gideon Remez, analisam a intervenção soviética no Médio Oriente, desde a derrota árabe na Guerra dos Seis Dias de 1967 à ofensiva do Egito na Guerra de Yom Kippur em 1973.
Com base em fontes recém-emergidas, incluindo memórias de veteranos soviéticos, Isabella Ginor e Gideon Remez desafiam conceitos convencionais e expõem o confronto militar direto da URSS com Israel nos anos 1960 e 1970. Apesar da política da chamada Détente, a intervenção soviética foi enorme, agressiva e contínua, desde a derrota árabe na Guerra dos Seis Dias de 1967 e determinante para permitir a ofensiva do Egito na Guerra de Yom Kippur em 1973. Ao longo do seu livro, os autores desmentem os mitos tão amplamente divulgados como o mito de “expulsão dos soviéticos do Egito em 1972” e mostram como a atual ação russa no Médio Oriente replica o modelo soviético.
Isabella Ginor e Gideon Remez são professores associadas do Instituto Truman, da Universidade Hebraica de Jerusalém, eram ex-jornalistas premiados – ela como especialista soviética/russa no jornal Haaretz e ele como chefe de notícias internacionais na Rádio Israel. O livro anterior dos autores, Foxbats over Dimona: Soviets' Nuclear Gamble in the Sis-Day War (Yale, 2007) ganhou a Medalha de Prata, o prémio do Washington Institute for Near East Policy e foi nomeado como livro do ano pela revista Foreign Affairs. Suas metodologias inovadoras e uso de fontes são descritos em um artigo da revista recente; a relevância atual de sua pesquisa foi destacada este ano em comentários e artigos de notícias e análise.
Ler o artigo dos mesmos autores sobre a captura dos militares soviéticos na Guerra de Seis Dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vc saberia dizer se o astronomo https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexei_Filippenko tem origem ucraniana

Anónimo disse...

O dancarino "russo" https://en.wikipedia.org/wiki/Gleb_Savchenko tb tem origem ucraniana!