sábado, outubro 21, 2017

A propaganda comunista soviética nas revistas infantis (19 imagens)

A propaganda comunista soviética estava engajada na “lavagem cerebral” dos cidadãos de uma forma total e abrangente, mesmo nas revistas infantis destinadas às crianças entre 6 aos 13 anos. Hoje mostraremos a propaganda soviética de época Brejnev, publicada na revista infantil Murzilka.

02. Como regra, as primeiras páginas e a capa da revista eram dedicadas à propaganda comunista. Faziam isso, aparentemente, para que alegre antecipação de leitura da nova revista coincidir com as imagens icónicas da URSS. Estás feliz com a nova revista? Regozije-se com o 60º aniversário da revolução comunista de outubro! Para não se exceder, de tempos em tempos saíam as edições relativamente neutras, que, no entanto, também continham muitas matérias de “lavagem cerebral”.

03. Em 1977, na data redonda do golpe comunista da 1917, a propaganda da “revolução de outubro” mereceu duas capas – em outubro e em novembro; por assim dizer, de acordo com o calendário juliano e gregoriano. A edição de novembro da revista infantil é apresentada acima, a de outubro ficou assim: a pomba, o sol, a foice gigante e o martelo, a estrela vermelha, o pacote completo.

04. A propaganda era distribuída mais ou menos uniformemente ao longo do ano, numa espécie de “calendário de festas populares”, mas à maneira soviética. Na primavera, primeiro se comemorava o dia 8 de março, inevitavelmente apresentado sob o contexto político – vejam as nossas mulheres livres e iguais, podem cavar as valas e plantar as batatas em pé de igualdade com os homens! O dia 8 de março fluía suavemente ao aniversário de nascimento do Lenine, a luz de todos os tempos e de todos os povos, que, como um raio da matéria, lançou os cidadãos soviéticos através dos espinhos às estrelas.
Ao Lenine eram dedicadas várias páginas, preenchidas com os mitos da sua “vida e obra”, compostos pela viúva Krupskaya e pelo seu ex-secretário pessoal Bonch-Bruyevich.

05. No final da primavera, era celebrado o “1º de maio”, aqui também havia dogmas, mas mais variados: as crianças poderiam ser informadas sobre a opressão dos trabalhadores nos países do “ocidente decadente”, ou lhes poderiam contar sobre os amiguinhos nos países fraternais do “campo socialista”.
Então, pequeno outubrista, podes ter amiguinhos entre os pequenos comunistas do Vietname ou da Hungria, outros países — mas nem pensar!

06. O dia 1º de maio fluía à celebração do dia 9 de maio que na URSS também tinha um caráter comunista claríssimo. “Uma folha de papel em branco está novamente na mesa na minha frente, eu escrevo nela três palavras: “GLÓRIA AO PARTIDO PÁTRIO!”

07. Talvez, apenas nas edições de verão as crianças finalmente eram deixadas um pouco livres da propaganda comunista, mas mesmo nessas três edições por ano, aqui e ali, eram plantadas as mitologias soviéticas, embora não nas primeiras páginas, mas mais para o fim da revista. Não se podia deixar a propaganda comunista nem que seja por um momento, senão após três meses de férias de verão voltaria à escola um elemento anti-soviético e dissidente, esquecendo em que grande país ele vive.
PLANO QUINQUENAL

“Os planos do nosso país são de cinco anos. E por que não de dois anos, por exemplo? O plano quinquenal é a palma da mão anual. Muita coisa conseguirás pegar com os dois dedinhos? Mas com a palma da mão se constroem as cidades!”

Palavras de ordem merecedores da comédia stand-up. E vocês ainda ficam admirados porque os cidadãos com a formação soviética de qualidade corriam à TV para “carregar” os frascos de água.

08. Um tesourinho. “Caro outubrista, vamos resolver uma conta. A conta não é simples, mas solene. De 1977 subtraímos 1917. Quanto são? 60. Agora, estamos em 1977. E em 1917 foi realizada a Grande Revolução socialista de outubro. Assim, durante os 60 anos, o nosso povo vive sob o poder soviético!”
Quase a tática das seitas que perguntam na rua quantos anos você tem, para depois dizer: “então você nasceu em 1970, eu adivinhei? Então você simplesmente tem que acreditar em deus Brahma e comprar este livro!”

09. Imediatamente após as férias de verão, os outubristas e pioneiros eram indoutrinados com uma nova força, desde as primeiras páginas da revista de setembro, afirmando que “VOCÊS VIVEM EM UM PAÍS MARAVILHOSO!” Você esqueceu a aldeia da avó, o seu fogão velhinho e as idas ao banheiro de madeira na rua? Vamos te recordar!
“Em tempos, Lenine era apenas Volodya Ulyanov, o seu par. Nos seus cadernos estavam apenas as notas máximas. Ele era talentoso e, claro, um menino aplicado. Mas ao mesmo tempo engraçado, brincalhão, risonho. Como ele gostava de jogar em gorodki. Que jogador de xadrez ele era!”

10. No outono, a principal data solene era no dia 7 de novembro, mas, pelo caminho era necessário inventar alguma parábola de teor pseudo-religioso, de modo que as crianças não relaxassem. Por exemplo – contar sobre o aniversário do Komsomol. “Um bom filho sempre e em tudo ajuda ao seu pai que lhe ensinou boas ações, e o Komsomol sempre está junto ao partido”.

11. Bem, o feriado principal já se aproxima. Do 60º aniversário da “Grande Revolução de Outubro”, a propósito, começaram falar um ou dois anos antes para que as crianças tenham tempo de ficarem prontas. A data redonda é apenas no próximo ano? Não importa, também usaremos o 59º aniversário.
“Todos os nossos feriados são bons. E o principal entre eles – o Grande Outubro, a festa da vitória dos trabalhadores e camponeses na Rússia sobre os capitalistas latifundiários. Milhares e milhares de anos, as pessoas vivem na terra. Durante este tempo houve muitas revoltas dos pobres contra os ricos e só em 1917, na Grande revolução socialista de Outubro os trabalhadores acabaram para sempre com o poder dos ricos no nosso país”.

Substitua o “Grande Outubro” no texto por algum brahma, e você receberá exatamente o mesmo modelo habitual de processamento de “rebanho” setário.

12. Aproxima-se o fim do ano. Tomem então: OUTUBRISTAS – SÃO PESSOAS DO FUTURO! GLÓRIA À NOSSA CONSTITUIÇÃO SOVIÉTICA!

13. Novembro está acabando, o Ano Novo está se aproximando. Como não contar sobre outra data importante? Os contos de fada da Constituição soviética são obrigatórios às crianças:

14. Chegou o Ano Novo, hurra! O que, pequeno outubrista, queres ler sobre coelhinhos e ursinhos? Quieto, ai! EM FEVEREIRO EM MOSCOVO DECORRERÁ O 25º CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA DA UNIÃO SOVIÉTICA, COM OS CUIDADOS DO LENINE ÀS PESSOAS, DESENVOLVENDO OS PLANOS DE NOSSA VIDA PARA O FUTURO.
FELIZ ANO NOVO, PEQUENO TRABALHADOR DO PAÍS SOVIÉTICO

15. Não queres ler sobre o Congresso? Nós te lembraremos disso no futuro, mas por enquanto podes ler como Lenine, não poupando os esforços, desenhava o brasão da URSS. Você talvez nem sabia!

16. Mas esperas aí, como você não quer saber nada sobre o Congresso? Não pode ser! Leia rapidamente. Ok, no primeiro parágrafo, escreveremos algo sobre os coelhos e os flocos de neve, MAS DEPOIS SOBRE O CONGRESSO.

17. No inverno, ainda vais ler sobre o querido camarada Brejnev. Vais? Vais sim.

18. E aqui está o mês de fevereiro no horizonte, logo começa a primavera. No entanto, não é sobre a primavera que vamos falar às crianças, quando há coisas muito mais importantes: “O MEU E SEU PLANO QUINQUENAL”:

19. Sabem nas escolas todos os meninos...
Capa da revista de fevereiro de 1976
“SABEM NAS ESCOLAS TODOS OS MENINOS, QUE NA CAPITAL EM FEVEREIRO, SE REUNIRÁ NO KREMLIN O NOSSO 25º CONGRESSO PARTIDÁRIO”.

20. “Todos os anos tem seus próprios sinais memoráveis. Hoje, perguntem ao qualquer pioneiro, outubrista: “Qual foi o evento mais importante no ano passado?” A resposta é única: “VIGÉSIMO SEXTO CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA DA UNIÃO SOVIÉTICA”. Você pensou que te vamos perguntar sobre o seu cachorro ou sobre as férias de verão, nê?
Como podem ver, a propaganda na URSS era total e atacava as crianças não só na escola, mas em casa, nas “revistas de desenvolvimento” infantis. Tais revistas e tal “lavagem cerebral” eram possíveis apenas em um país fechado que quebrou todos os laços com o mundo civilizado e são praticamente impossíveis de realizar na sociedade moderna da informação. “Retornar à URSS”, de acordo com o clássico, é “um retorno aos idiotas”.

E vocês, leitores do nosso blogue, gostariam de ver os seus filhos indoutrinados dessa maneira?

Imagens @Murzilka | Texto Maxim Mirovich

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/10/1929012-uniao-sovietica-era-demoniaca-afirma-bispo-ortodoxo-russo-no-brasil.shtml