domingo, setembro 03, 2017

Diplomatas russos se fecham, queimando papéis nos EUA

A representação comercial russa em Washington (e os seus filiais) foram fechados às 14h00 do dia 2 de setembro de 2017, imediatamente após isso o edifício foi alvo de ação de buscas judiciais, por parte das autoridades norte-americanas.
Edifício da representação comercial russa em Washington, encerrada desde 2/9/2017
Como informa agência russa RIAN, as buscas são efetuadas na presença dos diplomatas russos. Na imprensa também foi veiculada a informação que as buscas serão estendidas aos apartamentos dos diplomatas russos, situados no mesmo edifício. Não se sabe quem exatamente efetua as buscas, FBI não comenta a situação. É de notar que as autoridades norte-americanas avisaram a representação russa com antecedência, como tal, estes tiveram a oportunidade de retirar do edifício todos os objetos que julgarem necessários para o seu funcionamento em algum outro local (a representação comercial russa funcionará, partilhando as instalações com a embaixada russa em Washington).   

No dia 31 de agosto de 2017, o Departamento do Estado dos EUA anunciou que “os Estados Unidos implementaram plenamente a decisão do Governo da federação russa de reduzir o tamanho da nossa missão na Rússia. Acreditamos que esta ação foi injustificada e prejudicial para a relação geral entre os nossos países.

No espírito de paridade, invocado pelos russos, exigimos que o governo russo encerre o seu Consulado-geral em São Francisco, o anexo da chancelaria em Washington, D.C. e o seu anexo consular na cidade de Nova York. Estes encerramentos devem ser realizados até o [dia] 2 de setembro”.

Anteriormente, e após a exigência russa de reduzir o número dos funcionários até 455 pessoas (cortando 755 postos de trabalho, na sua absoluta maioria dos funcionários contratados russos), desde o dia 23 de agosto de 2017 os EUA, interromperam a emissão dos vistos aos cidadãos russos em todos os seus Consulados-gerais na Rússia, retomando ao processo em 1 de setembro de 2017, mas apenas no Consulado-geral em Moscovo. O resto das representações diplomáticas americanas interrompeu a emissão dos vistos por um período indeterminado.

Queima dos papéis em São Francisco
No dia 1 de setembro de 2017, no edifício do Consulado russo em São Francisco foi visto o fumo negro, que sugeria que os diplomatas russos estavam queimar os documentos sensíveis no seu poder, informou a CNN.
O caso até mereceu a atenção ao Departamento dos Bombeiros de São Francisco, que informaram no seu twitter “MEIOS DE COMUNICAÇÃO! A embaixada da Rússia teve um alarme de incêndio NÃO É UM FOGO tudo está bem e estamos esclarecendo. Obrigado”.
De acordo com agência Associated Press, os representantes do consulado russo explicaram aos bombeiros que ocorreram ao edifício consular, devido a fumaça visível, de que não precisavam da ajuda e que não havia problemas, simplesmente o pessoal do Consulado “queimava as coisas desconhecidas na lareira”.

... e pedidos do asilo político!
Dr. Gregory Finkelson
O presidente da firma de advocacia, American Corporate Services (ACS), Dr. Gregory Finkelson, informou que a sua empresa já começou trabalhar com alguns funcionários do Consulado-geral russo em São Francisco que pretendem obter o estatuto de refugiado político nos EUA.

A informação foi publicada no Facebook, em forma da conversa entre o blogueiro russo Igor Ponochevnyy e Dr. Gregory Finkelson, no passado ele próprio, emigrante da URSS.  
“Tenho uma boa notícia aos funcionários do ex-Consulado em São Francisco, eles podem se tornar refugiados políticos... Alguns já correram ter connosco”, disse o advogado, explicando que nem todos vão conseguir o desejado.

“Vocês deveriam ser classificados para [obter] o asilo político. Nos ajudaremos classificar, de forma correta, a vossa história... Recentemente connosco o [estatuto] recebia um general. [...] Já recebemos algumas chamadas de funcionários do Consulado, e já estamos à trabalhar com eles. Deus livra, eles não querem voltar. Por sinal, eu os entendo bem”, – resumiu Dr. Finkelson.

Trolling total
A embaixada dos EUA em Moscovo | foto @rian
A embaixada russa em Moscovo, informou, citada pela Gazeta.ru, que os EUA permitirão aos cidadãos russos pedir os vistos de entrada aos EUA em qualquer país do mundo, onde os prazos de análise e avaliação destes pedidos são menores do que em Moscovo.  
A fila no Consulado russo em Moscovo, atualidade...
O prazo de espera de marcação de entrevista para obtenção de Visitor Visa é de 4 dias em Kyiv e Beijing, 8 dias em Tbilissi, 23 em Astana e Cairo e 43 em Tashkent. Neste momento em Moscovo o tempo de espera de visto turístico e de negócios é de 85 dias de calendário.
Moscovo, maio de 1990: a fila no Consulado da Holanda para obtenção do visto de Israel
Blogueiro: a atual “guerra diplomática” entre Rússia e EUA para já é ganha, na sua totalidade, pela administração americana. #GoTrump mostrou, em toda a sua força, do que não é nenhum Obama e sabe atingir o seu “parceiro estratégico” onde dói mais. Pouquíssimos turistas e empresários americanos pretendem visitar Rússia, largos milhares de russos sonham e desejam visitar os EUA. Com uma simples assinatura os EUA podem transformar a atual espera dos vistos de 85 dias em dobro, triplo ou mesmo quadruplo, voltando aos padrões dos anos 1990, quando o Consulado dos EUA em Moscovo vivia filas diárias de alguns quilómetros de estenção... 

Sem comentários: