quinta-feira, agosto 31, 2017

Ucrânia possui o 30º exército mais poderoso do mundo

As Forças Armadas da Ucrânia se tornaram o 30º exército mais poderoso do mundo, de acordo com avaliação anual, publicada no portal militar Global Firepower.

Segundo este rating, o primeiro lugar ocupam os EUA, segundo – a federação russa e terceiro a RP China. Além disso, na lista dos 10 exércitos mais poderosos estão presentes Alemanha, Grã-Bretanha, Egito, França, Índia, Japão e Turquia. O Brasil ocupa a 17ª posição, Angola a 51ª, Portugal é 62º e Moçambique 109º, no total foram avaliados os dados dos 133 países.

O rating Global Firepower avalia, em termos militares, cerca de 50 parâmetros, são tidos em conta não apenas os números, mas também a diversificação dos equipamentos militares, operados pelas FA nacionais. Rating também avalia a posição geográfica, as capacidades do sistema de transporte, recursos naturais, indústria e número dos militares.

As capacidades do arsenal nuclear dos países portadores não é tido em conta, os «membros da NATO/OTAN recebem um ligeiro bónus por causa da partilha teórica dos recursos da aliança».
É de notar que em 2015, numa lista de 126 países o Brasil ocupava 22º lugar, Ucrânia era 25ª, Portugal 57º, Angola 76ª e Moçambique era penúltimo na 125ª posição, à frente da Somália que fechava a lista.

Bónus

Um pequeno tributo às mulheres ucranianas que servem nas FAU.

Sem comentários: