terça-feira, agosto 01, 2017

A revolta no campo de concentração de Vorkuta (7 imagens)

O dia 1 de agosto de 1953 no campo de concentração soviético de Vorkuta foi marcado pela sangrenta repressão comunista da revolta de prisioneiros políticos, organizada, por sua vez, pelos membros da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN) e pelos guerrilheiros do Exército Insurgente Ucraniano (UPA).
Complexo industrial de Vorkuta
A revolta de Vorkuta durou de 19 julho à 1 agosto de 1953, centrada no campo de concentração especial № 6, chamado de Retchlag (Campo do Rio), que abrigava 38.589 prisioneiros. Entre eles os 16.812 nacionalistas: 10.495 ucranianos, 2.935 lituanos, 1521 estónios, 1075 letões e 510 polacos/poloneses. Como prisioneiros do GULAG, condenados por razões políticas, eles não foram abrangidos pela amnistia declarada após a morte do Estaline.
Os prisioneiros de Rechlag (Vorkuta) no trabalho
O levantamento começou como uma greve, em resposta do qual as autoridades do campo anunciaram uma certa liberalização do regime. No entanto, 8.700 pessoas se recusaram à ir ao trabalho. Assim greve se transformou em uma revolta. No dia 29 de julho de 1953 cerca de 12 mil prisioneiros faltaram ao trabalho.
Os prisioneiros de Rechlag (Vorkuta)
Em resposta, as autoridades prisionais foram preparando um plano de esmagamento da revolta das áreas mais rebeldes. Em 1 de agosto começou a operação comunista para eliminar os insurgentes. No decorrer da operação os prisioneiros armados confrontaram os atacantes soviéticos, tentando romper a cerca e conseguir a sua liberdade.
A primeira página do plano soviético do esmagamento da revolta de Vorkuta.
Arquivo estatal da federação russa, fundo R-9413, descrição 1, caso 160
Em confrontos morreram 42 (outros dados apontam entre 53 à 66 mortos) prisioneiros políticos (entre eles 30 ucranianos membros da OUN e do UPA) e 138 prisioneiros ficaram feridos. Após o fim da resistência, as autoridades soviéticas isolaram, como participantes ativos da insurreição, os 1.122 prisioneiros, 15 deles foram presos imediatamente e 14 posteriormente, 257 pessoas foram colocados nas cadeias do regime severo por um período de um ano.
Os dados operativos soviéticos dos resultados da operação.
Arquivo Estatal da federação russa, Fundo R–9413, descrição 1, caso 160
Os resistentes mortos da revolta de Vorkuta foram secretamente sepultados na beira da estrada na área do monte de desperdício mineiro da mina № 29.

As barracas do campo de Rechlag em Vorkuta
Apesar de que a revolta de Vorkuta foi suprimida, o comando clandestino da OUN e do UPA que coordenava as atividades nacionalistas nos campos de concentração soviéticos sobreviveu. A revolta de Vorkuta criou as bases para a revolta de Kengir (Cazaquistão) em maio – junho de 1954 que levou à uma completa reorganização do sistema de campos de concentração soviéticos, o famigerado GULAG (por Instituto Ucraniano da Memória Nacional).

Sem comentários: