quarta-feira, agosto 23, 2017

A guerra mundial híbrida: a frente ucraniana

Um grupo de autores do Instituto Nacional de Estudos Estratégicos da Ucrânia (NISS) apresenta o estudo aprofundado do fenómeno da guerra híbrida mundial, que se manifestou na agressão militar russa contra Ucrânia.

A natureza da guerra híbrida é analisada no contexto da crise de segurança global e é estudada como um novo tipo de confronto global. O estudo é uma análise complexa das causas e pré-condições da agressão russa contra Ucrânia, seus objetivos estratégicos e aspectos específicos de conduta em várias dimensões, incluindo militares, políticas, económicas, sociais, humanitárias e informativas. Os autores também analisam o sucesso da Ucrânia em resistir aos planos hostis da federação russa em diversas esferas. A conclusão do estudo é que Ucrânia, como um estado, conseguiu provar a sua capacidade de lutar contra o agressor pela sua soberania. A reforma das instituições internacionais de segurança e a obtenção do equilíbrio de poder na nova realidade híbrida também são analisadas no livro.

O livro pode ser útil aos políticos, analistas políticos, funcionários de governos e cientistas na esfera de estudos de segurança. Os resultados da pesquisa também seriam interessantes aos académicos, representantes da sociedade civil, bem como cidadãos patriotas e responsáveis.
Descarregar/baixar o livro em inglês (PDF, 157 páginas) ou ucraniano (WIN RAR).

O livro, oferecido ao senador americano John McCain e aos seus colegas do Comité de Defesa do Senado foi traduzido ao inglês e publicado por iniciativa do think tank ucraniano “Instituto Ucraniano para o Futuro” (https://uifuture.org).
Senador John McCain e Anton Gerashenko em Washington
O senador McCain disse que este livro e, em geral, qualquer informação sobre os métodos de condução de uma guerra híbrida pela Rússia é muito desejado nos Estados Unidos e nos países membros da NATO. Dado que a agressão russa contra Ucrânia é um desafio e uma ameaça para todo o mundo civilizado.
No fim do encontro em Washington D. C. com a delegação ucraniana, o senador McCain disse que nunca esquecerá o dia em que no inverno de 2014 veio ao Maydan de Kyiv para falar na frente de centenas de milhares de ucranianos que participaram num protesto pacífico contra o regime corrupto e pró-russo do presidente Yanukovych, escreve o assessor do Ministro do Interior da Ucrânia, Anton Gerashchenko
Senador McCain em Kyiv no fim do inverno de 2014

1 comentário:

Lucas Janusckiewicz Coletta disse...

Não sou muito fã de Mcain, porque ele faz o papel dele de só apoiar com palavras. A Ucrania precisa de ajuda militar, que os EUA não forneceram até agora. Melhor Trump que Hilary-Obama, mas ainda não vimos nenhuma ajuda em equipamento bélico de ponta que os EUA possuem.
-
Gostei deste Think Tank ucraniano - eles tem que agir na Opinião Pública americana e européia para influenciar e abrir os olhos do mundo quando ao Kremlin. Agora precisam fazer um trabalho de Psi-War, como a KGB/FSB e a intelignecia marxista conduz a guerra psicologica revolucionária.