sábado, agosto 19, 2017

A Donetsk moribunda no verão de 2017 (17 fotos)

A cidade de Donetsk, após 3,5 anos de ocupação russo-terrorista continua ser um local perigoso aos jornalistas. Qualquer pessoa que tira as fotos em público pode ser acusada de ser um “espião”. As fotos que se seguem foram tiradas pelos moradores locais, podem não ter a qualidade das imagens profissionais, mas mostram a vida real na cidade ocupada.

02. O estádio “Donbas-arena” — foi construído para receber os jogos do Euro-2012, os seus arredores eram o local preferido de descanso dos moradores da cidade e dos turistas estrangeiros.
A sua aparência atual: os bancos modernos e bonitos foram abandonados e parcialmente destruídos.

03. A relva daninha ataca os passeios, sem nenhum cuidado dos responsáveis.

04. A natureza ataca a obra humana.

05. As lagoas artificiais são cobertas de algas, o musgo ataca os parapeitos.

06. A relva/grama avança aos canteiros de flores, mais cinco anos e o local poderá se parecer com Pripyat.

07. Os pinheiros decorativos nos vasos, secaram quase todos.

08. Árvores maiores nos arredores do estádio também secaram — ninguém cuida delas.

09. As letras agora servem para escrever e colocar algumas mensagens.

10. As bilheteiras do estádio deixaram de funcionar em 2014. Os terroristas da dita “dnr” levaram tudo o que poderia ser roubado do interior do estádio. Assim decorreu, a chamada “nacionalização” do “Donbass-Arena”, realizada definitivamente em fevereiro de 2017.

11. O centro comercial “Cisne Branco”, localizado na avenida principal da Donetsk – rua Artem. No passado a vida fervilhava aqui, o parque de estacionamento estava cheio de viaturas. Agora, o shopping está vazio, não há ninguém ao seu redor. O nome do complexo está gradualmente perdendo as letras, o mesmo processo que também aconteceu em Pripyat.

12. As ruas vazias, no fundo um prédio abandonado. Sem operários, nem as máquinas de construção. Dificilmente alguém irá querer acabar a obra, sob o regime de ocupação.

13. O supermercado “Boom” na rua central, também abandonado. Era o primeiro supermercado real da cidade, inaugurado em 2003, completamente abandonado agora.

14. O monumento semidestruído da moeda ucraniana – UAH. A obra foi vandalizada para “castigar os fascistas”, os ocupantes queriam o transformar no monumento ao rublo russo, mas alguma coisa “não deu certo” e tudo ficou como está.

15. Os arredores do aeroporto de Donetsk, onde em 2014-2015 as forças ucranianas (conhecidas como ciborgues) por 242 dias defenderam o local contra os ataques constantes das forças russo-terroristas.

16. Os edifícios nos arredores do aeroporto.

17. Dentro de um dos prédios, os restos de um apartamento.

15. Os corredores dos apartamentos.

Curiosamente, os edifícios abandonados na parte central de Donetsk não sofreram nenhuma hostilidade militar, mas foram abandonados por causa da inoportunidade de qualquer atividade económica na autoproclamada dita “república popular de Donetsk”. E a situação económica apenas continuará a deteriorar-se...

As fotos da cidade foram publicadas pelo blogueiro ucraniano Denis Kazansky, as fotos do aeroporto foram publicadas pelo blogueiro ucraniano Daniel Rodriguez. Texto é do Maxim Mirovich

Sem comentários: