quarta-feira, junho 21, 2017

Poroshenko, Trump e as novas sanções russas

O Presidente ucraniano Petró Poroshenko se encontrou em Washinton com presidente Trump, os dois presidentes discutiram a situação na Ucrânia e os diversos aspetos de cooperação entre os dois países.

Trump: “É uma honra estar com o presidente da Ucrânia Poroshenko. É aquela região, nos acontecimentos do qual nos todos estamos envolvidos ativamente. E vocês viram isso, e todos lêem sobre isso. Tivemos uma discussão muito, muito boa. E a negociações continuarão durante o dia. Eu não tenho dúvidas de que um progresso significativo será alcançado. É uma grande honra, recebe-lo, Sr. Presidente. Obrigado pela sua visita”.
Poroshenko: “Decorreu uma reunião completa, muito detalhada com o presidente dos EUA Temos recebido forte apoio por parte de Washington, o apoio à soberania, integridade territorial e independência do nosso estado, bem como um apoio inequívoco das nossas reformas. As sanções contra a Rússia vão continuar – nisso eu vejo a posição dos Estados Unidos da América do Norte como um parceiro sólido, confiável e estratégico da Ucrânia. Especialmente eu gostaria de salientar a nossa cooperação no domínio técnico-militar. Discutiremos isso agora com mais detalhes com o ministro da defesa Mattis, mas o presidente (Trump) deu instruções claras para que nós expandirmos a nossa cooperação.
Além disso, imediatamente após a visita aos EUA, Petró Poroshenko voa para Bruxelas, onde irá realizar uma série de reuniões importantes. Entre os temas de discussão – prolongamento das sanções russas, bloqueio do “Nord Stream-2” e a expansão de quotas dos produtos ucranianos no mercado europeu.


As novas sanções russas
O Tesouro dos EUA apresentou nesta terça-feira a nova lista de sanções, dirigida às 38 pessoas e organizações, incluindo os dois funcionários públicos russos e dois dos seus assessores.

Na lista consta o membro do Conselho da Federação (Câmara alta do parlamento russo), representante especial do presidente russo para a cooperação com as organizações de compatriotas no exteriorm Aleksandr Babakov e dois dos seus assessores – Aleksandr Vorob(i)ev e Mikhail Plisyuk.

As novas sanções visam 11 pessoas e organizações da Crimeia, de jure território da Ucrânia. Na lista negra entraram as organizações das ditas “repúblicas populares” de Donetsk e Luhansk (ditas “dnr” e “lnr”), os seus “bancos centrais” e o Banco TSMR russo (“Centro de Compensações Internacionais”), este último usado pelos terroristas das “dnr” e “lnr” para escapar do controlo bancário, financiando as suas atividades nos territórios temporariamente ocupadas da Ucrânia.

A lista de sanções incluiu uma série de subsidiárias da empresa “Transneft”, bem como a empresa de segurança Wolf Holding of Security Structures (incluindo o seu diretor Gennady Nikulov), pertencente ao clube dos motoqueiros “Lobos Noturnos”, muito próximos ao Kremlin e ativos na propagação do dito “mundo russo”.

Além disso, as sanções atingem os mercenários russos da EMP Vagner, com passagem pela Ucrânia e ativos em Síria, e o seu líder Dmitri Utkin.  

Sem comentários: