domingo, junho 18, 2017

A vida dos okupas de Kyiv (22 fotos)

No centro de Kyiv, próximo da praça de Independência (Maydan), na rua Hrushevsky se situa um grande prédio semi-abandonado, onde vivem os okupas ucranianos. O prédio de habitação foi abandonado pelos seus moradores, está se degradando, neste momento decorrem as disputas sobre a sua propriedade, o caso será decidido nos tribunais. Como tal, o espaço foi okupado pelos okupas.

02. O edifício se situa no centro de Kyiv, próximo do cruzamento da avenida Khreshatyk e rua Hrushevsky. Nas proximidades ferve a barulhenta vida urbana da avenida central da capital ucraniana.

03. Se entra ao pátio através de um portão grande, o edifício amarelo no interior, com uma das suas asas virado para a rua Hrushevsky, e com a outra à evenida Khreshatyk, agora está parcialmente abandonado. O rés-do-chão ainda é ocupado por algumas oficinas, mas os andares superiores já muito tempo estão vazios.

04. O relevo do pátio tem altos e baixos, como tal para chegar às suas profundidades é preciso subir as escadas:

05. O pátio dos okupas está atrás da vedação. À esquerda – o lixo recolhido e vários objetos inúteis, um pouco além – a escada ao longo da casa e uma varanda-terraço grande, que é acessível à partir do espaço okupado.

06. Passeamos pelo espaço com Mykola Marusyuk – o conhecido ativista social ucraniano. Mykola participou no movimento Maydan de 2013/2014, foi ferido na perna por uma bala do “Berkut”, e agora está envolvido em vários projetos públicos, incluindo é um dos responsáveis pelo agachamento.

07. Vamos até os quartos dos andares superiores – lá, sob o telhado, estão as principais instalações de agachamento.

08. “Temos planos para criar aqui o espaço criativo completo – estúdios de artistas e galeria de arte”, – explica Mykola. Por enquanto os trabalhos de renovação do espaço estão suspensos, pois até agora não foram decididos totalmente os direitos de propriedade das instalações.

09. Mykola mostra um livro, dedicado à história do prédio na rua Hrushevsky:

10. O que acontece no agachamento agora? Atualmente, as áreas da casa são uma mistura de locais de construção, hostel e workshops. Aqui é um quarto, assemelhando-se à sala comum em um albergue barato, com alguns beliches.

11. Cozinha com fogão elétrico e chaleira elétrica:

12. Corredor entre os quartos (e um gato):

13. Mais um quarto escuro com lavatório, juntamente ao telhado principal do edifício:

14. Workshop:

15. Varanda terraço para o descanso:

16. Uma espécie de sala de estar comum:

17. Este espaço okupado participou, de forma ativa na Maydan de 2013/2014, daqui foi conduzido abastecimento das barricadas na rua Hrushevsky, onde, no decurso do Maydan decorria a resistência popular. Em memória desses eventos os okupas mantiveram dois escudos policiais, troféu arrancado ao “heróico” destacamento “Berkut”:

18. O prédio possui vários espaços não usados, que no futuro pretende-se reconstruir. Principalmente os grandes espaços vazios do sótão do edifício que agora tem essa aparência:

19. Portas velhas:

20. Passagem entre os espaços:

21. Escadas velhas:

22. No agachamento é possível encontrar o público mais diversos — desde os que aqui planeiam abrir algum espaço de arte aos que não tem onde dormir em Kyiv.

23. Assim vivem os okupas de Kyiv. Interessante, o que será deste lugar daqui à 2-3 anos.
Fotos e texto @ Maxim Mirovich

Sem comentários: