quinta-feira, abril 13, 2017

A “mãe de todas as bombas” foi usada pelos EUA no Afeganistão

A bomba americana GBU-43, também conhecida como “a mãe de todas as bombas”, a maior bomba não nuclear, foi lançada contra o sistema de túneis do Daesh/EI no distrito de Achin de província afegã de Nangarthar. O objetivo do lançamento era a minimização das perdas entre os efetivos das tropas afegãs e americanas que estão engajadas nas operações de limpeza daquela área.
A bomba que contêm as 8,4 toneladas de explosivo australiano H6, equivalente às 11 toneladas de TNT, formalmente é conhecida como bomba MOAB (Massive Ordnance Air Blast / Munição Massiva de Explosivo Aéreo) foi lançada de um avião americano, pela primeira vez deste o derrube do regime de Taliban no Afeganistão em 2002. 

“À medida que as perdas do Daesh/EI-K aumentaram, eles estão usando AEI´s, bunkers e túneis para fortalecer a sua defesa. Esta é a munição certa para reduzir esses obstáculos e manter o ímpeto de nossa ofensiva contra o Daesh/EI-K”, disse o general John W. Nicholson, comandante das forças americanas no Afeganistão, citado pela TV americana CNBC.

Sem comentários: