quinta-feira, fevereiro 02, 2017

Kyiv se despede dos Heróis caídos da 72ª Brigada Mecanizada

Apesar do frio, mais de 3 mil cidadãos, militares no ativo e os veteranos da Operação Antiterrorista (OAT) vieram à Maydan de Kyiv para se despedir dos sete militares da 72ª Brigada Especial Mecanizada (72ª OMBr) que morreram em combates na zona industrial de Avdiivka, informa a página ucraniana Novynarnia.

Como diziam os presentes, poucas ações após a Revolução de Dignidade chegavam ao nível emocional e de mobilização semelhantes à essa despedida solene. Os caros fúnebres e os corpos dos Heróis foram recebidos pela multidão presente ajoelhada com as lágrimas e palavras de ordem “Heróis não morrem!” Os caixões levavam milhares de cravos, rosas, crisântemos e tulipas.
Por três vezes foi tocada a tocante balada “Plyve kacha”. Os Heróis da 72ª Brigada eram velados pelos sacerdotes da Igreja Ortodoxa da Ucrânia – Patriarcado de Kyiv. Era cantada a letra da oração ligeiramente alterada: “Dê descanso, ó Deus, aos seus guerreiros que partiram!”
Na manif improvisada estavam discursando os comandantes da Brigada, aquartelada em Bila Tserkva, os camaradas dos militares que partiram. “Quatro morreram no dia 29 de janeiro, no decorrer do primeiro avanço [do inimigo], outros três caíram no dia 30 de janeiro, no segundo assalto. Sete no total”, – informou a oficial de imprensa da 72ª Brigada, Olena Mokrenchuk, preferindo um discurso muito emocionado.
Mais vezes foi mencionado o capitão Andriy Kyzylo (23) – o comandante da companhia do 1º Batalhão da 72ª Brigada, que veio à Brigada sendo o jovem tenente, após o curso intensivo de 2014 na Academia de Forças Terrestres “Hetman Sahaydachny”. Na zona industrial de Avdiivka, Andriy defendia a posição chamada “Maydan”.
Daquela posição ele foi ao contra-ataque, repelido o ataque inimigo, tomou o ponto avançado dos terroristas e segurou-o com os seus companheiros, quando a trincheira foi atingida pelo morteiro. O capitão Kyzylo morreu juntamente com dois soldados. Ele deixa a esposa e filho de oito meses.

“E hoje o seu caixão foi primeiro à entrar no Maydan”, – disse Olena Mokrenchuk.

Além do capitão, nos arredores de Avdiivka morreram e foram velados na Maydan:
2º sargento Volodymyr Balchenko (24) de Chernihiv;

Soldado Dmytro Overchenko (28) de Cherkassy;
Sargento Volodymyr Kryzhanskiy (34) de Kyiv;
Soldado Yaroslav Pavlyuk (36) de Kyrovohrad;
Operador de morteiro Oleh Burts (27);
Soldado Vitaliy Shamray (27).

Pelo decreto do Presidente da Ucrânia, Andriy Kyzylo foi condecorado com o título de Herói da Ucrânia e com a ordem militar de “Estrela de Ouro” (a título póstumo). Com a ordem militar “Pela Coragem”, à título póstumo, foram condecorados Volodymyr Kryzhanskiy, Volodymyr Balchenko, Dmytro Overchenko, Yaroslaw Pavlyuk, Oleh Burts e Vitaliy Shamray.
Andriy Kyzylo pertencia à uma dinastia militar, ele era o pupilo do liceu militar de Kyiv “Ivan Bohun”, onde se graduou em 2010. Sonhou, desde infância de se tornar um militar, tal como o seu pai e avô. Escolha da profissão não foi a coincidência e os anos de estudo no liceu apenas fortaleceram as suas intenções. Se despedir do capitão vieram os graduados do liceu de diversos anos e os cadetes atuais. O tributo ao Andriy Kyzylo e aos seus camaradas foi prestado pelo chefe do Liceu, o Herói da Ucrânia, major-general Ihor Hordiychuk (Sumrak).
O general Ihor Hordiychuk Sumrak Foto @MinDefesa da Ucrânia

Sem comentários: