domingo, janeiro 15, 2017

Lituânia apoia as Forças Armadas da Ucrânia

No Dia dos Defensores da Liberdade, na Lituânia decorreu o concerto em apoio da defesa da Ucrânia que ajudou a coletar cerca de 120.000 Euros que irão reverter às necessidades das Forças Armadas da Ucrânia (FAU) e das populações ucranianas de Donbas.

A organização voluntária lituana de apoio do Operação Antiterrorista (OAT), Blue/Yellow informou que os fundos foram angariados no decorrer do concerto de caridade, por si organizado e transmitido pela TV nacional lituana, no 26º aniversário da tentativa falhada do poder soviético de esmagar o governo independente lituano em 1991.
Os militares soviéticos atacando o parlamento da Lituânia em 1991
Os fundos serão usados para apoiar a luta heróica das FAU contra os agressores russos e também em prol da população ucraniana de Donbas que sofre as consequências da guerra de ocupação russa.

O evento chamado “Juntos até a vitória” mostrou claramente a unidade e a decisão, vontade e capacidade da Lituânia, das suas autoridades e da sociedade civil, de apoiar a Ucrânia. A ONG Blue/Yellow agradece cordialmente à todos os patrocinadores e apoiantes da iniciativa na Lituânia e nos outros países. Nas próximas semanas os organizadores iniciarão os esforços de apoio concretos, de caráter militar e humanitário.
As manif de apoio da Ucrânia à Lituânia em 1991 e
o apoio da Lituânia à Ucrânia em 2014-1017
Os voluntários lituanos estão decididos não deixar Ucrânia sozinha nessa luta, todos os que sentem a vontade e a necessidade de ajudar, juntando-se aos esforços de apoio, podem contactar os organizadores.

O patrono do evento – o ex-presidente da Lituânia Valdas Adamkus. O evento foi patrocinado pelo Ministério lituano das Relações Exteriores, Forças Armadas da Lituânia e pelo Ministério do Interior.

Obrigado especial ao Jonas Oehman, à Senhora Presidente Dalia Grybauskaitė, as ONGʼs Blue/Yellow e Blue/Yellow for Ukraine e ao todo o povo lituano.

ACIU LIETUVA!!! 

Sem comentários: