segunda-feira, janeiro 16, 2017

A URSS estalinista: tudo do melhor – ao NKVD

Em 5 de novembro de 1938 o Conselho de Comissários Populares da URSS deliberou a entrega (em Moscovo) de 1.900 quartos aos funcionários do Comissariado Popular do Interior da URSS (que entre junho de 1934 e março de 1946 unia a polícia e NKVD), juntamente com as mobílias que se encontravam nos respetivos apartamentos.

O documento marcado como “absolutamente secreto” deliberava o seguinte:
1. A entrega aos cuidados do Comissariado Popular do Interior da URSS de 1.900 quartos [...] de [vítimas] de repressões para alocação dos funcionários e 600 quartos para alocação das famílias de [vítimas] de repressões que serão retirados dos alojamentos entregues ao Comissariado Popular do Interior da URSS. No total são 2.500 quartos.
2. A colocação no balanço do Comissariado Popular do Interior da URSS os alojamentos libertados pelos funcionários do Comissariado Popular do Interior da URSS, independentemente da sua pertença.
3. A entrega ao Comissariado Popular do Interior da URSS dos prédios do Comissariado de Finanças – 114 quartos; do Conselho [Municipal] de Moscovo – 615 quartos e do prédio do Comissariado Popular de Vias de Acesso – 112 quartos.
4. A entrega ao cuidado do Comissariado Popular do Interior da URSS das mobílias  [...] que se encontram nos apartamentos selados que passam ao fundo de alojamento do Comissariado Popular do Interior da URSS.

Assinado: o Chefe do Conselho dos Comissários Populares da URSS – V. Molotov
(a cópia do documento foi enviada ao chefe Comissariado Popular do Interior da URSS camarada Beria).

Sem comentários: