quinta-feira, dezembro 29, 2016

Os EUA impuseram as novas sanções à Rússia e expulsam 35 diplomatas

Hoje, os EUA impuseram as novas sanções à Rússia por causa de ciberataques que interferiram na eleição do 48º presidente americano. O alvo das sanções são 4 oficiais do GRU, 2 hackers afiliados, 3 empresas russas de informática; FSB e GRU no seu todo!

Na página do Departamento do Tesouro dos EUA foi publicada a Ordem Executiva № 13694; denominada “As Sanções relacionadas às atividades cibernéticas”.

Hoje, o presidente [Obama] emitiu a Ordem Executiva, tomando as medidas adicionais para abordar a emergência nacional em matéria de significativas atividades suspeitas maliciosas cibernéticas. Com isso, é emendada a Ordem Executiva № 13694, “Bloqueando a propriedade de certas pessoas significativas atividades suspeitas maliciosas cibernéticas”. A OE № 13694 autorizou a imposição de sanções contra indivíduos e entidades determinadas à serem responsáveis ou cúmplices em atividades cibernéticas maliciosas que resultam em danos enumerados, ou que são razoavelmente prováveis que resultem em, ou contribuíram significativamente para a ameaça significativa à segurança nacional, política externa ou a saúde económica ou a estabilidade financeira dos Estados Unidos. A autoridade foi alterada para também permitir a imposição de sanções contra indivíduos e entidades determinadas a serem responsáveis pela adulteração, alteração ou apropriação indevida de informações com o objectivo ou o efeito de interferir ou minar processos ou instituições eleitorais. Cinco entidades e quatro indivíduos são identificados no anexo da Ordem Executiva alterada e serão adicionados à lista de Cidadãos Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (Lista SDN) do Escritório de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA.

Os indivíduos colocados na Lista do OFAC:

Vladimir Stepanovich ALEXSEYEV (o Primeiro Vice-Chefe do GRU); Aleksey Alekseyevich BELAN (hacker “Abyr Valgov”; “BELAN”, “Abyrvaig”; “Anthony Anthony”; “Fedyunya”; “M4G”; “Moy.Yawik”; “Mrmagister”, etc.); Evgeniy Mikhaylovich BOGACHEV (hacker “Lastik”; “lucky12345”; “Monstr”; “Pollingsoon”; “Slavik”); Sergey Aleksandrovich GIZUNOV (o Primeiro Vice-Chefe do GRU); Igor Valentinovich KOROBOV (o chefe do GRU); Igor Olegovich KOSTYUKOV (o Primeiro Vice-Chefe do GRU);

As entidades colocadas na Lista do OFAC:

Autonomous Noncommercial Organization Professional Association of Designers of Data Processing Systems; Special Technology Center; Zorsecurity; FSB e GRU.

EUA expulsam 35 diplomatas russos e fecham dois complexos

Como informa a agência Reuters, os Estados Unidos expulsaram os 35 diplomatas russos e fecharam dois complexos russos em Nova Iorque e Maryland em resposta à uma campanha de assédio contra os diplomatas americanos em Moscovo.

A ação contra os diplomatas da embaixada russa em Washington e do consulado em São Francisco é a parte de uma série de ações anunciadas nesta quinta-feira para punir a Rússia por uma campanha de intimidação contra diplomatas americanos em Moscovo e por interferir nas eleições americanas.

Os diplomatas russos têm 72 horas para deixar os Estados Unidos. O acesso aos dois complexos, usados por oficiais russos para a colheita de informações, será negado a todos os oficiais russos a partir do meio-dia de sexta-feira.

Sem comentários: