sexta-feira, novembro 18, 2016

SBU resgata Ilya Bogdanov, ex-oficial do FSB que defendeu Ucrânia


SBU, a Procuradoria-geral e Polícia Nacional da Ucrânia desvendaram o crime dos serviços especiais russos – o sequestro do blogueiro e ex-oficial do FSB, Ilya Bogdanov. Informou os jornalistas o chefe do SBU, general Vasyl Hrytsak, no decorrer da conferência de imprensa conjunta com o Procurador-Geral da Ucrânia, Yuriy Lutsenko.
O general Hrytsak e Ilya Bogdanov após a sua libertação
O SBU recebeu a informação de que na região de Kharkiv é planeada a passagem ilegal da fronteira russo-ucraniana, levando Bogdanov, raptado anteriormente para a Rússia. Na fronteira com a Rússia, os operacionais do SBU, apoiados pelo destacamento “Alfa” detiveram dois criminosos – cidadãos da Ucrânia – na tentativa de levar Ilya Bogdanov à Rússia.

“Devido ao jogo operacional, as forças ucranianas têm documentado os métodos desprezíveis da Direcção-Geral do Estado-Maior General das Forças Armadas russas e do FSB, que ordenaram, organizaram e pagaram o sequestro de um cidadão ucraniano em território ucraniano”, – frisou Hrytsak.  
O Procurador-geral Yuriy Lutsenko, Bogdanov e general Hrytsak
O SBU determinou a extensão o esquema criminoso: 
Os sequestradores, que deveriam levar Bogdanov através da fronteira – dois cidadãos da Ucrânia. O mandante do sequestro – a Direcção-Geral do Estado-Maior General das Forças Armadas e do FSB da Rússia. Organizador do sequestro – o empresário de Kharkiv Volodymyr Rossoha, recrutado dois anos atrás pelo FSB, ex-membro do Conselho Regional de Kharkiv.
Ilya Bogdanov em 2'016
“O SBU reuniu toda a base de evidências necessárias sobre a preparação do sequestro, incluindo as gravações de negociações entre todos os participantes do crime – mandantes e executantes”, – contou Vasyl Hrytsak e acrescentou que a secreta ucraniana tem à sua disposição das ordens de pagamento, confirmando a transferência de dinheiro da Rússia – o pagamento ao organizador do sequestro.

Vasily Hrytsak lembrou que esta não é a primeira tentativa de atentar conta a vida de Ilya Bogdanov. Em fevereiro do 2015, o SBU deteve o franco-atirador contratado para matar Bogdanov. No outubro de 2015, o mesmo assassino, recrutado pelo FSB e pelo terrorista já falecido, Yevgeni Zhylin, foi condenado aos 8,5 anos de prisão efetiva.

O Chefe do SBU apelou aos representantes dos serviços especiais russos: As vossas atividades “profissionais” não são apenas uma violação dos cânones civilizada de trabalho de agencias de inteligência, mas também qualificam-se como o assassinato – um crime que, ao olho do direito internacional não tem prazos de prescrição”.

Blogueiro: como testemunhou um dos sequestradores detidos: “para os mandantes, assassinar Bogdanov era uma questão de honra”. Pena que a “honra” para FSB significa uma coisa bastante duvidosa.

Sem comentários: