sexta-feira, novembro 18, 2016

New Order – “Taras Shevchenko” (ao vivo em Nova Iorque)

E para descontrair um pouco, saindo dos temas habituais de política e guerra, falaremos hoje sobre o património cultural mundial com a costela ucraniana.

Taras Shevchenko” é um álbum em vídeo da banda britânica de rock New Order, lançado em agosto de 1983. O vídeo contém o registo de um show realizado 35 anos atrás no Centro Nacional Ucraniano (Ukrainian National Home), em Nova Iorque, no dia 18 de novembro de 1981. Não sei se é preciso explicar que Taras Shevchenko é o maior poeta ucraniano, o poeta-mor da Ucrânia (e não é o ex-futebolista e atual treinador da seleção da Ucrânia Andriy Shevchenko)...

Ver o concerto no YouTube (52'29''):
Bónus
Na presença de ministros dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia e da Roménia, e das delegações ucranianas da Croácia, França, Hungria e Ucrânia, das centenas de ucranianos da Roménia, na cidade romena de Sighetu Marmaţiei foi recentemente inaugurado o monumento de poeta-mor da Ucrânia, Taras Shevchenko. É de notar que este já é o 6º monumento do poeta na Roménia, o segundo país da Europa, em termos de homenagem ao Shevchenko, após Ucrânia.

Sem comentários: