terça-feira, novembro 22, 2016

A secreta ucraniana SBU detém dois desertores da Crimeia

O SBU deteve, na fronteira administrativa com a Crimeia, dois desertores do exército ucraniano que traíram o seu juramento, passando para o exército russo na sequência da ocupação da península pela Rússia em 2014.

“São dois militares ucranianos, que traíram o juramento e foram servir a federação russa no território ocupado da Crimeia. Quando eles entraram no território da Ucrânia através do posto de controlo em Chongar, foram presos, pois são figurantes de um processo-crime”, explicou a porta-voz do SBU, Olena Gitlianska.

Sabe-se que os desertores, furriel Maxim Y. Odintsov e 2º sargento Alexander V. Baranov, foram detidos no dia 20 de novembro, escreve a página meduza.io.

Por sua vez, o Ministério da Defesa russo fala sobre o “rapto, pelos serviços especiais ucranianos, dos dois militares russos na Crimeia”. Na visão russa, o SBU “deteve ilegalmente” dois militares russos no território da Crimeia e os trouxe à região de Mykolaiv na Ucrânia continental. No entanto, a parte russa não consegue explicar como, exatamente, o SBU conseguiu prender e levar os desertores da Crimeia à Ucrânia através da fronteira altamente vigiada, sem que isso fosse detetado pela contraparte russa (meduza.io).
É de recordar que recentemente, a 3ª comissão (Social, Humanitária e Cultural) da Assembleia-Geral da ONU votou, com 73 votos à favor, 23 contra e 76 abstenções, o projecto de resolução sobre a situação dos direitos humanos na República Autónoma da Crimeia e na cidade de Sebastopol (Ucrânia). A Assembleia pediria ao Escritório do Alto Comissário para os Direitos Humanos que preparasse o relatório temático sobre a situação dos direitos humanos naquela área (un.org).    

Além disso, o Tribunal Penal Internacional (TPI) equiparou oficialmente a situação na Crimeia e em Sebastopol ao conflito armado internacional entre Ucrânia e Rússia, posição que foi afirmada no relatório anual de examinação preliminar de atividades, elaborado pela procuradora do TPI, Dra. Fatou Bensouda e publicado em 14 de novembro na página oficial do tribunal.

As felicitações aos traidores...

Ainda em 2016 e para recordar o 2º aniversário da anexação da Crimeia, o SBU produziu o vídeo desmotivacional “Lembramo-nos dos traidores”, onde reuniu as imagens fotográficas e de vídeo dos antigos funcionários da secreta ucraniana que após a anexação da Crimeia passaram à servir o FSB russo. O vídeo foi publicado na Internet no dia 24 de março, nas vésperas do Dia do SBU.

“25 de março é um feriado profissional dos funcionários do Serviço de Segurança da Ucrânia, que, dedicadamente resistem à agressão da federação russa. Mas há funcionários, que na hora crucial para o país, traíram o juramento e se passaram para o lado do inimigo. [...] Esta é apenas uma pequena parte dos traidores, mas lembramo-nos de todos. No final, ainda gostaríamos de felicitar todos os ex-funcionários da SBU, que estão ao serviço do FSB. Parabéns pelo 16 de março – o dia do traidor”, – se diz na legenda do legenda do vídeo (16/3/2014 é a data de ocupação da Crimeia pela Rússia).

1 comentário:

Anónimo disse...

O governo da ucrania deveria não pagar mais pensão e aposentadoria para esses traidores. Não traíram a Ucrania em beneficio da Russia, então que a Russia pegue por suas reformas! O q eu acho bem difícil já que Russia sequer paga as reformas do seu próprio povo dignamente.