quarta-feira, outubro 05, 2016

Estrelas vermelhas sobre América – os esquadrões de “agressores soviéticos”

No decorrer da Guerra Fria, a Força Aérea e Marinha dos EUA criaram diversasesquadrões de agressores– as unidades aéreas que durante os exercícios militares faziam o papel de “vermelhos”, isto é, das unidades aéreas da União Soviética e dos seus aliados do Pacto de Varsóvia.
As primeiras unidades formais surgiram em 1968, para pertencer aos “agressores” eram seleccionados os modelos de aviões mais próximos aos aviões soviéticos MiG-21 e MiG-17 (ou seja F-5E; F-14A; F-16C, F-18; A-4 Skyhawk, T-38 Talon; Vought EA-7L Corsair II; desde 2005 F-15 “Eagl”).
Os pilotos daquelas unidades estudavam em profundidade as táticas usadas pelos pilotos soviéticos e mostravam-nas durante as simulações de combates aéreos contra os americanos reais. Para ingressar aos “agressores” havia uma considerável competição e eram selecionados apenas os melhores pilotos, todos voluntários e com o nível preparatório de instrutor. Nos relatórios militares da época notava-se que por vezes os “pilotos vermelhos” iam longe demais na imitação de agressão – chegando efetuar as manobras perigosas que poderiam ser consideradas como a intenção de efetuar o ataque de abalroamento (@fotos).

Sem comentários: