quarta-feira, setembro 14, 2016

Ucrânia nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016

No sétimo dia (que ainda não terminou) dos Jogos Paralímpicos no Rio-2016, Ucrânia já tem 74 medalhas: 28 de ouro, 21 de prata e 25 de bronze, segundo a tabela das medalhas da BBC.
“Faltam” apenas 5 medalhas de ouro para igualar o resultado da seleção ucraniana alcançado em Londres-2012. Neste momento Ucrânia ocupa e defende a 3ª posição no geral, atrás apenas da China e do Reino Unido.
É de recordar que no terceiro dia das competições, na natação complexa, na distância de 200 m, os atletas ucranianos Denys Dubov, Maksym Kripak e Dmytro Vanzenko fizeram a história ganhando as três medalhas e ocupando o pódio completo, o hino da Ucrânia foi tocado três vezes para homenagear os três bravos.  

O campeão de Londres de tiro ao alvo, Vasyl Kovalchuk, ganhou a medalha de ouro na categoria R5 (60 disparos à 10 m), ainda estabelecendo o novo recorde paraolímpico de 211.7 pontos! Agora na família dos Kovalchuk (mais a sua esposa Olga) possui duas medalhas no tiro ao alvo, Olga é detentora da medalha de prata.
Andriy Demchuk, esgrima, no semi-final ganhou ao atleta húngaro por 15:8
Dois ouros especiais ganharam os nadadores: Yevhen Bohdayko na distância de 200 m de natação complexa estabeleceu o recorde mundial de 2:30.72 e Maksym Kripak na distância de 100 m livres (51.08 – recorde da Europa). Maksym Kripak deixou por trás o brasileiro André Brasil, detentor do recorde mundial nessa distância estabelecido em 2010. Obtendo a medalha de prata, mas estabelecendo o novo recorde da Europa, ucraniano Dmytro Vynohradets nadou 50 m livres com o tempo de 41.41.

No total, os nadadores ucranianos já ganharam 42 medalhas: 15 de ouro, 13 de prata e 14 de bronze. Em geral, os atletas ucranianos já estabeleceram em Rio-2016 os 13 recordes mundiais; 7 da Europa e 12 paralímpicos.
O esgrimista Anton Datsko mosta a sua 20ª medalha de ouro!
No atletismo, o salto em cumprimento foi ganho pela Oksana Zubkovska com o resultado 6.11, à ela pertence o feitio, para já imbatível de 6.60 dos Jogos Paralímpicos de Londres-2012. Atletismo trouxe à Ucrânia 12 medalhas: 4 de outro, 4 de prata e 4 de bronze.

A esgrimista ucraniana Yevhenia Breus ganhou a medalha de bronze, vencendo a muito forte oponente da Hungria por 15:10, nos homens Oleh Naumenko também ficou com o bronze após a vitória sobre o atleta francês por 15:5 (Paralympic.org.ua).
Além disso, a seleção paralímpica ucraniana de futebol está no final, após vencer Holanda por 4:0. Nesta sexta-feira os ucranianos vão jogar no final com o vencedor do duelo Irão-Brasil.

Prémios

Os atletas paralímpicos ucranianos receberão os prémios monetários reforçados, até 40.000 dólares pela medalha de ouro; até 26.000 pela prata e até 18.000 pelo bronze, informou o vice-ministro do desporto da Ucrânia, Mykola Danevych (newsru.ua).

Os paralímpicos da Ucrânia são uma verdadeira superação e vitória do espírito! Ou como escreve o presidente da Ucrânia Petró Poroshenko na sua página do Facebook: Obrigado aos atletas ucranianos! Vocês, com o seu exemplo todos os dias provam que o impossível é possível!

Sem comentários: