sábado, setembro 17, 2016

Made in Ucrânia: o helicóptero moderno de treino VV-2

A empresa ucraniana Softex-Aero, sediada nos arredores de Kyiv e um das maiores produtores privados na indústria aeroespacial da Ucrânia, apresentou o protótipo do seu novo helicóptero de treino VV-2 que efetuou o primeiro voo.
O novo helicóptero possui as seguintes caraterísticas técnicas: 8,02 m de comprimento e 2,2 m de altura; o diâmetro do rotor – 8,5 m. O peso neto do aparelho é de 565 kg; peso máximo de descolagem – 1100 kg; a carga útil – 380 kg. Os assentos seguem o esquema tandem (um atrás do outro), o primeiro é do piloto, o segundo é do passageiro. Este esquema permite tornar o corpo do aparelho mais estreito, o que reduz o atrito e, portanto, melhora as características de voo.


O helicóptero usa o motor checo TS 100 ZA com a potência de 190 cavalos / 140 kW na velocidade de cruzeiro e 245 cavalos / 180 kW em regime de descolagem. A velocidade de cruzeiro é de 220 Km/h, a velocidade máxima – 250 km/h. O teto máximo de altura é de 4000 metros; VV-2 consegue voar às distâncias até 500 quilómetros; a capacidade do tanque de combustível é de 230 litros.
“VV-2 está equipado com equipamentos de navegação moderna, incluindo o piloto automático. Isso permite ao piloto o acesso à informação necessária em qualquer momento. Para isso também contribui a localização e luminosidade dos indicadores de cada elemento no painel de controlo. Isso fornece ao piloto as informações mais importantes, sem distraindo-o de atividades de voo”, – se lê na página da empresa.
VV-2 na versão de drone / UAV / VANT
Para já, VV-2 é apenas um protótipo, mas na sua base é possível criar a família inteira de aeronaves especializadas, incluindo os drones, para a execução das tarefas específicas. No seu portfólio a Softex-Aero também possui o helicóptero V-51 e aeronaves leves V24 e V24L.
Outros produtos da Softex-Aero

Sem comentários: