segunda-feira, agosto 08, 2016

Universidade ucraniana assina acordo da cooperação em Marrocos

A Universidade Nacional de Radioelectrónica de Kharkiv (KhNURE) acaba de assinar o acordo de cooperação internacional com a Université Sidi Mohamed ben Abdellah  (USMA), sediada na cidade de Fez em Marrocos. A informação foi avançada pelo pró-reitor Científico da KhNURE, Dr. Stanislav Ignatiev na sua página do Facebook. A Universidade USMA é uma das maiores em África, nesta instituição estudam mais de 61.000 estudantes.
Da parte marroquina, o acordo foi assinado pelo reitor da Universidade, Prof. Dr. Omar Assobhei e pró-reitor de Cooperação Internacional, Dr. Mohamed El Bakkali.
Dr. Ignatiev e Prof. Dr. Omar Assobhei
Para a sua popularização em Marrocos, a Universidade KhNURE irá abrir o escritório em Rabat, cujo objetivo a curto tempo é: “promoção dos cursos da KhNURE entre os jovens marroquinos finalistas das escolas secundárias, o oferecimento da informação sobre os novos programas educacionais, assistência na questão de obtenção de vistos”,  explica Dr. Ignatiev.  
O edifício da Reitoria da Universidade KhNURE em Kharkiv
Durante a sua estadia no Reino de Marrocos, o pró-reitor ucraniano já teve o encontro com Embaixador da Ucrânia em Marrocos, Dr. Yaroslav Koval que também é um conhecido tradutor da literatura contemporânea francesa.

O Embaixador Koval notou que de ano para o ano, as Universidades ucranianas atraem cada vez mais estudantes marroquinos. “Se em 2014 a embaixada emitiu 403 vistos estudantis, já em 2015 1.247 vistos. Só nas instituições de ensino superior de Kharkiv estudam cerca de 1.000 jovens marroquinos. De início, eles se interessavam apenas pela medicina e farmácia, neste momento o seu interesse despertam as especialidades de engenharia”, – explicou o Embaixador da Ucrânia (fonte).

Sem comentários: