segunda-feira, agosto 08, 2016

Os paraolímpicos russos fora do Rio-2016. Análise do caso

No último dia 7 de agosto, o Comité Paraolímpico Internacional (CPI), afastou das atividades internacionais o Comité Paraolímpico russo. Consequentemente, a totalidade da equipa paraolímpica russa não irá competir nos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro de 7 à 18 de setembro.

O CPI disse que o sistema antidoping na Rússia é completamente quebrado e corrupto. Essa é a conclusão do CPI após a publicação do relatório da Comissão Independente Antidoping da WADA, chefiada pelo canadense Richard McLaren. O documento informava que as autoridades desportivas russas, juntamente com os membros do laboratório antidoping de Moscovo e a secreta russa FSB, de forma conscientemente, ajudaram aos seus atletas esconderem o uso de substâncias dopantes. O esquema estendia-se aos atletas de Jogos Paraolímpicos. O Comité Paraolímpico da Rússia prometem recorrer da decisão do CPI. A página Meduza.io analisa o caso.

As razões de afastamento? Por quê?
O relatório da WADA, publicado no dia 18 de julho último, informava o público, que o estado russo, em vez de lutar contra o doping, ajudava os seus desportistas a evitar a responsabilidade pelo seu uso. Os testes positivos eram simplesmente marcados como negativos e a decisão de “salvar” ou não o atleta era tomada pessoalmente pelo vice-ministro russo de Desporto, Yuriy Nagornikh. Além disso, os testes positivos dos atletas russos eram trocados pelos operativos do FSB — estes violavam os selos de amostras de urina “má” e a trocavam pela urina limpa, as análises do ADN mostram que por vezes a urina limpa pertencia às pessoas desconhecidas e não aos atletas testados.

O relatório fala em centenas de casos de troca, pelo menos 35 vezes eram visados os atletas paraolímpicos. Um dia antes da tomada da sua decisão, a Comissão Independente da WADA entregou ao CPI mais 10 amostras positivas que o laboratório antidoping russo tinha marcado como negativas. Os autores do relatório consideram que no futuro podem ser descobertas outras amostras questionáveis.

Além disso, o CPI decidiu enviar ao exame adicional as 21 amostras de sete atletas paraolímpicos russos que participam nos Jogos em Sochi. Duas amostras acabaram por serem inadequadas para análise, das outras 19, 18 (!) mostravam os sinais de violação de selos. E os peritos descobriram que a urina destas amostras questionáveis foi substituída pela urina limpa dos mesmos atletas paraolímpicos.

Afastar todo o Comité russo — isso se faz?
O CPI pode excluir os comités nacionais pela violação das obrigações previstas no Código Mundial Antidopagem e no Código Antidoping. O Código Mundial Antidopagem diz que os comités nacionais devem investigar vigorosamente todos os casos de violação das regras antidopagem, a cooperar com outras organizações na luta contra o doping.

Porque os atletas olímpicos russos foram afastados dos JO do Rio-2016 parcialmente e os paraolímpicos na sua totalidade?
Os COI e CPI são organismos distintos. O COI entregou a decisão de afastamento dos atletas russos às federações internacionais. Por exemplo, as federações de atletismo e de halterofilismo decidiram que os atletas russos não devem participar nos Jogos Olímpicos.

Se nem todos os atletas consumiam os dopantes, porque todos foram castigados?
O CPI tomou a sua decisão tendo em conta não apenas os atletas que foram mencionadas no relatório de Richard McLaren, mas também outros atletas, com amostras questionáveis, por exemplo, aqueles que participaram nos Jogos em Sochi.

O Comité Paralímpico Internacional, comentou a sua decisão mais ou menos assim: temos muita pena dos atletas honestos, mas estes foram vítimas de seu próprio Estado. Por isso, temos que tomar uma decisão dura para que outros membros do Comité Paraolímpico Internacional não esquecem os seus compromissos. O afastamento da equipa russa dos Jogos Paraolímpicos é apenas uma consequência óbvia da ruptura nas relações com uma organização que não cumpre com as suas obrigações.

A equipa russa é forte? Sim, era...
Putin recebe no Kremlin a equipa russa dos JPO de Londres (2012)
Nos últimos Jogos Paraolímpicos de verão, a equipa russa ocupou o 2º lugar em termos de medalhas conquistadas. Nos JPO do Rio-2016 seguramente não será assim...

Sem comentários: