quinta-feira, agosto 25, 2016

O Dia da Independência da Ucrânia: em 1991 e 2016

Ucrânia celebrou o seu 25º aniversário como a Nação independente com uma parada militar que tive enorme aderência dos cidadãos, serviu de montra aos novos fardamentos das novas Forças Armadas e deu um recado militar musculado ao público-alvo – Moscovo. 
A Marinha da Guerra da Ucrânia
A BBC fez uma reportagem muitíssimo positiva sobre Ucrânia. As imagens mostram a sua força militar, o jornalista explica: “Após décadas de negligência, Ucrânia reconstruiu o seu exército em dois anos. Hoje [o país] está mostrando, se pode dizer, manda um sinal do seu poder militar, à parte do público-alvo  claramente, ao Moscovo”. Todas as pessoas que foram entrevistadas pela reportagem falaram em inglês, de uma forma confiante e convincente.
O sistema de mísseis BM-21 "Grad"
O famoso míssil 9M79M "Tochka-U" (SS-21 Scrab A)
Os mísseis 9K33 "Osa" (SA-8 Gecko); os assassinos dos drones russos...
Os BUK´s M-1 ucranianos
Os menos falados, mas não menos poderosos mísseis S-300 (SA-10 Grumble)
Um dos momentos mais tocantes da parada. O diretor do Liceu Militar “Ivan Bohun”, coronel Ihor Hordiychuk recebeu a patente de major-general. Como membro do Estado-maior general, o coronel Hordiychuk cumpriu o seu dever militar até o fim (fonte). Ele é o único Herói da Ucrânia à quem este título foi conferido quando o militar estava no hospital em coma. Logo que o coronel Hordiychuk saiu do coma, a condecoração foi lhe entregue pessoalmente pelo presidente Poroshenko que veio o visitar no hospital militar.
Não havia as chances de salvar o coronel, o estilhaço simplesmente cortou-lhe uma parte da nuca, a perda de sangue era terrível, o coronel tinha que aprender a andar de novo, a infecção era tão grave que o corpo suportou a temperatura de 40ºC durante seis semanas!
Mas Hordiychuk sobreviveu. E já dois anos está lutado contra as lesões – diariamente passa horas fazendo a fisioterapia. E cada dia trabalha para passar aos cadetes a sua força de vontade e profissionalismo.
A nova polícia nacional da Ucrânia
Os veteranos da OAT, alguns deles são os ciborgues do aeroporto de Donetsk
Os militares polacos da brigada mista LitPolUkrBrig
É difícil imaginar um ambiente mais adequado para a entrega de galões do general do novo exército ucraniano – no desfile, com o apoio dos companheiros militares, aos olhos de toda a Nação, de todo o mundo, das mãos do chefe de Estado. Assim nascem as novas tradições, uma nova história, e esse momento permanecerá na eternidade (por Yuriy Butusov).
Bónus
24/08/1991: junto ao parlamento da Ucrânia, 30-50 mil pessoas exigem a proclamação da Independência
Ver as fotos da parada @PravdaUcraniana e as fotos reunidas pelo serviço ucraniano da BBC e tiradas em Kyiv na semana de proclamação da Independência Nacional, dias 21-25 de agosto de 1991.
20/08/1991, Kyiv, manif anti-junta de Moscovo: "Ucrânia está saindo da URSS"
21/08/1991, Kyiv, Maydan, manif contra a junta soviética, banner em apoio ao Yeltsin: "Yeltsin - age, Kravchuk - aguarda"
24/08/1991, junto ao Parlamento, Independência foi votada, o povo acarinha o deputado e ex-dissidente, Levko Lukyanenko
25/08/1991, Kyiv, o povo aplaude a proibição do PC (restabelecido em 1992) pela sua ligação à junta de Moscovo
25/08/1991, Kyiv, a atual praça de Independência (Maydan), o momento de desmantelamento da
enorme estátua do Lenine (que NUNCA estive em Kyiv) e das figuras alegóricas da camponesa
(palavra "carrasco" na sua blusa), do operário (com a espingarda nas mãos) e do marinheiro (não se vê deste ângulo).

Sem comentários: