sábado, agosto 06, 2016

Made in Ucrânia: a recuperação dos equipamentos militares

Herdando bastantes equipamentos militares da nada pacífica União Soviética, a realmente pacífica Ucrânia não sentia a necessidade de usa-los. Em 23 anos da sua existência como nação independente, o país não participou em nenhuma guerra. Até que a guerra bateu nas suas portas...
O canhão autopropulsado 2S3M "Akatsia"
Assim os equipamentos militares parecem antes e depois de sua recuperação completa na EP “Fábrica de Reparação de Shepetivska”, parte integrante da corporação pública de defesa UKROBORONPROM.
Desde o início da guerra russo-ucraniana, os sete departamentos principais da fábrica começaram a recuperação completa dos diversos equipamentos militares pertencentes às Forças Armadas da Ucrânia e que seriam usadas na zona de Operação Antiterrorista.
BM-21 "Grad"
São sistemas de fogo simultâneo BM-21 «Grad»; BM-27 9P140 «Uragan», canhões autopropulsados 2S3M «Akatsia», 2C5 «Giatsint-C», 2S1 «Gvozdika», 2S19 «Msta-C» (M1990 «Farm»), 2S7 «Pion» («M-1975»), equipamentos de gestão de fogo de artilharia (como 1B17 “Mashina-B”), pontos de inteligência móvel (como PRP-4) e outros tipos de armamento e equipamentos militares: canhões, morteiros, sistemas de mísseis antitanque, armas ligeiras.

O canhão autopropulsado 2S7 "Pion" de 203 mm
A fábrica é monopolista em termos de saber-fazer dos 36 (dos 126) tipos de armamento de artilharia reativa, à operar pelo Exército da Ucrânia. Os seus especialistas também estão envolvidos na modernização dos equipamentos militares. Através do esforço próprio foram desenvolvidas e produzidas as bases para as metralhadoras, iniciado o processo de criação de um protótipo do sistema de fogo antiaéreo na base do blindado ligeiro MT-LB. São modernizadas as miras eletrónicas de artilharia e sistemas de automação de dados para a efetuação de disparos. Os primeiros protótipos de miras eletrónicas foram entregues às unidades militares de forma gratuita junto com os sistemas recuperados de “Grad” e “Uragan”.
BM-27 "Uragan"
Hoje, a fábrica de Shepetivka é líder em seu ramo de atividade. Além de recuperação dos equipamentos militares aqui se fabricam peças sobressalentes, ferramentas especiais e equipamentos de fabricação, conjuntos completos de capas, tendas, sacos, cintos, tampados de madeira e metálicos para a maioria sistemas de mísseis e de artilharia. A empresa efetua a formação profissional em reparação de armamento.
O canhão autopropulsado 2S1 "Gvozdika"
Todas as fotos, menos a primeira @fonte; mais fotos.
Dentro do 2S1 "Gvozdika" recuperado
Blogueiro: o sistema de recuperação destes equipamentos é um caso que economiza milhões de dólares ao orçamento militar da Ucrânia, mas como é óbvio têm os seus próprios críticos. Alias, que criticam e criticarão qualquer decisão que seja no domínio da defesa. Se o estado recupera, os críticos dizem que “se deveria fabricar os equipamentos novos”; quando estes são fabricados, os críticos apontam os erros e os custos. O que não explicam é como fabricar algo novo durante a guerra sem os erros e os custos.
O canhão autopropulsado 2S19 "Msta-C"

Sem comentários: