domingo, agosto 21, 2016

As tatoos ucranianas como trend de moda patriótica (38 imagens)

O nosso blogue já escreveu algumas vezes sobre as tatuagens ucranianas (aqui e aqui), mas os acontecimentos político – sociais dos últimos anos colocaram novamente a tatuagem numa tendência da moda patriótica da Ucrânia.
Desde sempre havia os ucranianos que fazendo uma tatuagem escolhiam os desenhos relacionados aos temas ucranianos. Mas depois da Revolução de Dignidade (o movimento Maydan), de anexação russa da Crimeia e, especialmente, com o início dos combates no leste do país, essas tatuagens ganharam uma aderência muitíssimo maior. A tatoo se tornou uma maneira de mostrar o seu patriotismo.

As tatuagens mais populares
A maioria das tatuagens patrióticas é feita pelos jovens, mas também existem vários fãs da tendência entre a gente mais madura. Os desenhos mais populares simbolizam coisas eternas, que não são afetados nem pelo tempo, nem pela idade. Muitas vezes são colocados os desenhos com as imagens do tryzub (tridente) ucraniano, bandeira nacional, cossacos, bonitas ucranianas ou poeta-mor nacional, Taras Shevchenko.
Ultimamente são muito populares as tatuagens em forma de bordados ucranianos em vermelho e preto ou azul que parecem quase tão lindas como os bordados reais. Há tatuagens em forma de mapas ou imagens da Ucrânia ou em forma de quadros dos pintores ucranianos. Às vezes encomendam os quadros ao estilo ucraniano baseados nos seus próprios esboços – campo, cavalos, os cossacos com as espadas, entre outros.
Também colocam no corpo as demonstrações pró-ucranianas, como citações, frases aladas, versos do Shevchenko e das canções ucranianas favoritas, por exemplo do grupo Okean Elzy. Todas estas tatuagens são feitas de uma maneira criativa, muitas vezes estilizando as letras ou as imagens.
Após o retorno às telas dos lendários e muito conhecidos cartoons ucranianos “Sobre os cossacos”, a personagens da série também experimentaram uma nova onda de popularidade, mas agora em forma de tatuagens.
Os locais mais populares das tatuagens patrióticas mais frequentemente são ombros ou braços. Os mais ousados fazem tatoos nas pernas, pescoço, abdómen e costas.

As tatuagens escolhidas pelos militares ucranianos
As imagens patrióticas muitas vezes são colocadas pelos militares, especialmente antes de irem para a zona de guerra. Eles não ficam assustados mesmo sabendo da crueldade dos terroristas contra os portadores destas imagens. Por exemplo, em 2015 os terroristas russos cortaram com um machado (!) a mão do voluntário do batalhão «Aydar» Vasyl Pelysh quando este caiu no cativeiro terrorista russo. Tudo por causa da tatuagem com a frase “Glória à Ucrânia” no seu ombro. Apesar disso, os militares ucranianos consideram as tatoos patrióticas como uma espécie de talismã e esperança da sua protecção.
LIBERDADE ou MORTE / DEUS PÁTRIA FAMÍLIA
Os militares dão a preferência às coisas simples, pequenas e elegantes – o brasão de armas (tryzub), a bandeira ou o mítico cossaco Mamay, gostam de inscrições ao estilo: “Glória à Ucrânia!” ou “Glória à Nação! Morte aos inimigos!” Estas tatuagens na sua maioria são colocados nas mãos, desde punho ao cotovelo, no ombro e no peito.
Alguns militares fazem tatoo após o seu retorno da Operação Antiterrorista (OAT), para recordar os momentos em que defenderam o seu país, momentos que tiveram que passar por, os amigos com quem serviram na tropa. Estes, geralmente optam por colocar os emblemas das unidades em que tinham servido.
Cada pessoa tem a sua própria atitude para com as tatuagens. Uns cobrem com os desenhos todo o seu corpo, outros admiram o bom trabalho no corpo dos amigos ou conhecidos, enquanto outros não aderem ao trend. A decisão de fazer ou não uma tatuagem é uma coisa profundamente pessoal, porque a tatoo fica para toda a sua vida.
No entanto, se você decidiu fazer, então que seja a tatuagem patriótica, como uma espécie de acessório que traz informações não apenas sobre o seu proprietário, mas também sobre os seus pontos de vista e atitudes perante, quer o seu país invencível, quer o seu povo inquebrável.

Sem comentários: