domingo, julho 24, 2016

Rio 2016: Ucrânia, os traidores e os russos

No dia 24 de julho a Equipa olímpica da Ucrânia, se despediu solenemente dos adeptos ucranianos, cerimónia que teve o lugar na praça de Santa Sofia, no centro de Kyiv.

Na despedida estava presente o presidente ucraniano Petró Poroshenko que escreveu no seu Facebook as seguintes linhas dedicadas aos desportistas ucranianos:
Hoje os olímpicos ucranianos vão para o Rio.
Boas performances, novos recordes, e, claro, as medalhas.
Que o Hino da Ucrânia seja ouvido no Rio de Janeiro os mais vezes possível!
Nós acreditamos em vocês!

Os traidores
Já os traidores, os ex-desportistas ucranianos que se apressaram em receber a cidadania russa após a ocupação e anexação da Crimeia, ficaram “chocados” com a decisão do COI de banir o atletismo russo dos JO do Rio. Uma das “chocadas” é Vera Rebrik, a lançadora de dardo que desde 2015 representa Rússia.
Estou chocada. Esta é certamente, uma decisão injusta, especialmente no que diz respeito aos atletas limpos. Eu não sei o que causou tanta pressão sobre a equipa russa, isso pode ser chamado de um ataque psicológico. Eu não entendo como se pode basear em palavras das pessoas, sem as provas concretas. Até o fim nos esperávamos e acreditávamos que participaremos nos Jogos Olímpicos, pois, pode não haver mais este tipo de chances em resto da vida”.

Os russos
O Comité Executivo do Comité Olímpico Internacional, no dia 24 de julho, decidiu não suspender a equipa russa dos JO inteiramente. Nos eventos principais ainda podem participar os atletas individuais – as decisões sobre a sua aceitação serão tomadas pelas federações internacionais de vários desportos.

A decisão sobre cada atleta individual será tomada pela respetiva federação internacional. A federação irá verificar o historial dos testes de doping de cada atleta, e então decidirá permitir, ou não, a sua participação no Rio-2016. Além disso, cada atleta russo que pretende participar nos Jogos Olímpicos terá que passar por testes adicionais. Qualquer tipo de recusa será interpretado contra o atleta.
À participação nos Jogos Olímpicos, de certeza, que serão permitidos todos aqueles que já foram apanhados no uso de doping – independentemente do período de desqualificação. Mesmo se o prazo da desqualificação já expirou, o atleta não terá a permissão de participar nos JO. Assim, afinal, não será admitida a corredora olímpica Yulia Stepanova, uma das primeiras que contou a verdade sobre o sistema do doping estatal na Rússia (pois ela também usou doping). No Rio, definitivamente não serão permitidos à participarem as pessoas citadas no último relatório da Agência Mundial Antidoping (WADA). Os nomes concretos dos atletas visados no sistema russo de ocultação de provas positivas de doping podem ser obtidos junto ao autor do relatório, o professor Richard H. McLaren (mclaren@mckenzielake.com), informa Meduza.io.

Sem comentários: