terça-feira, julho 05, 2016

O novo fardamento das Forças Armadas da Ucrânia

As Forças Armadas da Ucrânia (FAU) receberam o projeto definitivo dos novos fardamentos do exército, força aérea, marinha e das operações especiais. As FAU abandonam definitivamente os diversos elementos soviéticos, optando pela simbologia do Exército ucraniano de Galiza (UGA) e das FA do Hetmanato. O período de transição é de dois anos e o respetivo projeto já foi promulgado pelo presidente Petro Poroshenko (todas as imagens usados neste artigo são apenas anteprojetos, as imagens dos fardamentos definitivos ainda não foram divulgadas publicamente).
O conhecido voluntário ucraniano Yuri Biriukov informou que o trabalho árduo dos entusiastas chegou ao fim e que os primeiros símbolos renovados podem ser vistos no dia 24 de agosto, no 25º aniversário da Independência da Ucrânia.
O representante da equipa que desenvolveu o conceito do novo fardamento, o jornalista Vitaly Haydukevich, contou na entrevista à revista ucraniana Focus.ua sobre as mudanças introduzidas.
Assim, as FAU definitivamente abandonam as estrelas pentagonais e passarão à usar a cruz brilhante – a insignia em forma de estrela com quatro pontas que era usada no exército do Hetman Pavlo Skoropadskyi. Vitaly Haydukevich também explicou que a uniforme de gala será diferenciada do uniforme do dia-à-dia apenas pela cor de camisa: branca e em tons de pastel, respetivamente.

Sem comentários: