quinta-feira, julho 28, 2016

“Apoiar as FAU com um vídeo pirata”: os vencedores

A página ucraniana Petr i Mazepa anunciou os vencedores do concurso por si organizado, “Apoiar as Forças Armadas da Ucrânia com um vídeo pirata”, que pretendia aproveitar as sinergias populares para mostrar o apoio dos ucranianos ao seu exército, em guerra contra o inimigo poderoso, mas mesmo assim – perfeitamente batível.

No 1º lugar ficou o vídeo do Taras de Lviv, chamado “Povstaliy step” (A Estepe Insurgente; 3.11). O texto tocante do Maksym Stepoviy, a voz profunda do Andriy Sereda (o líder do banda gótica Komu Vnyz”), visual dinâmico, música bem escolhida. Desde o seu aparecimento o vídeo rapidamente se tornou o favorito do concurso.
https://www.youtube.com/watch?v=Zgz6JSArDSU

O 2º lugar foi alcançado pelo vídeo intitulado “Army (Exército; 1.24) da autoria do Winnie. Favorito antes do aparecimento do vídeo vencedor. A oração do nacionalista ucraniano é tão atual, como quase um século atrás. O concurso ficou bem poético.
https://www.youtube.com/watch?v=t_iZVUyu11o

O 3º lugar é do vídeo «Viyna» (A Guerra; 3.45). Apesar do seu título, é um vídeo sobre as pessoas. Foi preferido pela gente que viu a atual guerra russo-ucraniana, assim como as outras guerras, de perto, na linha da frente.
https://www.youtube.com/watch?v=x3dvdFpeEuA

Olugar é do vídeo FAU  Geração dos heróis” (3.00), projeto conjunto dos estúdios AZMT Production e Military Division — 19.000 visualizações no YouTube sem nenhum apoio na divulgação dos blogueiros ucranianos do topo. Um vídeo verdadeiramente profissional.
https://www.youtube.com/watch?v=kl1YIEYEQwk

Os agradecimentos
Ao pessoal da “Military Division”; aos restantes participantes; aos doadores; ao “Televisão Militar da Ucrânia”; à equipa da InformNapalm; aos responsáveis estatais e aos voluntários.
Obrigado à todos, vocês são melhores!
Glória à Ucrânia!

Bónus

O vídeo mostra o momento exato em que o Complexo tático de mísseis OTR-21 Tochka-U da 19ª Brigada especial de mísseis das FAU, efetua o disparo contra a base das forças armadas russas (grupo tático de batalhão) em agosto de 2014:
https://www.youtube.com/watch?v=u4QSfajdQag

Sem comentários: