sexta-feira, julho 29, 2016

A morte anunciada da Donbas industrial graças ao “mundo russo”

Na cidade de Donetsk fechou a fábrica de geleiras «Nord» — de facto, um dos símbolos da cidade e do seu parque industrial. Fabricando as geleiras na URSS sob a marca de “Donbass”, passando pela privatização na década de 1990, a fábrica apenas não aguentou a chegada do “mundo russo” que nos últimos dois anos manda e desmanda na cidade e na região.

Em 2013, o dono da fábrica, o oligarca ucraniano Valentyn Landyk, dizia claramente que a sua fábrica está focada no mercado russo e pediu que, então presidente Yanukovych, não assine o acordo de associação com a União Europeia, para poder fazer comércio com a Rússia.

Em dezembro de 2013, durante a Revolução da Dignidade (o movimento Euromaydan), Landyk forçava os trabalhadores do “Nord” à participarem nos comícios de apoio ao Yanukovych.
Donetsk em dezembro de 2013: "Donetsk apoia a direção do presidente"
Instamos o presidente à restaurar o volume de negócios comerciais com a Rússia para que os produtos ucranianos pudessem, de forma contínua, entrar nos mercados de exportação tradicionais. Passamos ao Viktor Yanukovich o mandato de confiança popular para assinatura, em Moscovo, de todos os documentos para facilitar esse objetivo”, — afirmava-se no comunicado emitido em nome dos trabalhadores do “Nord”.

Depois, Donetsk, de facto, passou para i controlo da Rússia. A língua ucraniana foi cancelada. Em vez de hryvnia ucraniana circulam os rublos. Parece que os sonhos dos trabalhadores do “Nord” se tornaram a realidade. Nada mais impede a entrada de sua produção nos “mercados tradicionais”. Fabrique e fornece as geleiras à Rússia, tantas, quantas são necessárias! Mas ai alguma coisa deu errado, o Conselho de Supervisão do “Nord” decidiu parar indefinidamente a produção, conservando as capacidades produtivas em Donetsk.
Quase todos os moradores da região de Donetsk tinham uma geleira / geladeira "Nord"
Afinal, o que está acontecendo? A Rússia não ajudou? Mas como isso é possível?!! Afinal, lembramos vivamente que na primavera de 2014, as pessoas em Donetsk, gritavam nos comícios que queriam se juntar à Rússia, porque este país iria preservar no Donbas as fábricas e os empregos.

Apenas podemos fazer as nossas, as palavras de uma outra pessoa: Bom dia para vocês e a boa disposição!

Sem comentários: